sábado, 20 de setembro de 2014

PT DA BAHIA DESVIOU MILHÕES DESTINADOS A PROGRAMAS DE MORADIAS PARA POBRES.  O DINHEIRO IA PARA O PARTIDO



Em reportagem na sua edição deste sábado, a revista Veja revela que dona de ONG revela como funcionava esquema que irrigou o caixa eleitoral do partido e beneficiou um senador, dois deputados federais, o atual candidato a governador e um ex-ministro do governo Dilma.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ESTUDO MOSTRA QUE RICOS FICARAM MAIS RICOS NO BRASIL DO PT


Está engavetado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um estudo inédito que mostra uma realidade bem diferente da que vem sendo pregada pelo PT na campanha eleitoral de Dilma. O documento, ao qual o site de VEJA teve acesso, mostra que a concentração de renda aumentou no Brasil entre 2006 e 2012.


Dados do Imposto de Renda dos brasileiros coletados por pesquisadores do Instituto mostram que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012. 

O mesmo ocorreu para o porcentual de 0,1% da população mais rica, que se apropriava de 9% da renda total do país em 2006 e, em 2012, de 11%. Os dados referentes a 2012 correspondem aos mais recentes apurados pela Receita Federal.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

BRASIL EM 2013, DESEMPREGO TEVE 1ª ALTA DESDE DE 2009



A taxa de desemprego nacional,  medida  anualmente  pelo  Instituto  Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 6,5% em 2013, acima dos 6,1%  registrados em 2012 e a primeira alta desde 2009, quando a economia ainda sofria os piores efeitos da crise mundial de 2008. O dado foi revelado nesta quinta-feira, com a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios  (Pnad).


- Embora a taxa do ano passado ainda esteja abaixo da de 2011 (6,7%), foi quebrada a sequência de recordes de baixas, ainda mantida na taxa mensal de desemprego, calculada apenas nas seis principais regiões metropolitanas do País, mas cuja divulgação foi afetada pela greve no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (IBGE).

-A última taxa mensal conhecida se refere a abril e foi de 4,9%, abaixo dos 5,8% de igual mês de 2013 e a mais baixa para meses de abril de toda a série histórica. Tradicionalmente, a taxa mensal fica abaixo da taxa anual medida pela Pnad. São duas as principais diferenças: a abrangência da taxa anual é muito maior e a taxa mensal é medida mês a mês, enquanto na Pnad a pesquisa é feita apenas em uma semana.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

RS TEM TRÊS UNIVERSIDADES ENTRE AS MELHORES DO MUNDO


No total, 22 instituições brasileiras figuram no ranking UFSM  está entre as 800 melhores universidades do mundo


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou na 471ª posição no QS World University Ranking 2014, que classifica as melhores instituições de ensino superior do mundo. Ao todo, 22 universidades brasileiras estão entre as 800 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares. Outras duas gaúchas figuram na lista: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Entre as 10 melhores do ranking, seis são americanas e quatro britânicas. O Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), que fica nos Estados Unidos, ocupa a primeira posição, seguido da Universidade de Cambridge e da Imperial College, ambas situadas na Inglaterra.

 Quando comparada apenas a instituições da América Latina, a USP ocupa a segunda posição do ranking, com 98,2 pontos, atrás apenas da Universidade Católica do Chile. Outras cinco universidades brasileiras figuram entre as 10 mais bem posicionadas entre as latino-americanas: a Universidade Estadual de Campinas (3ª), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (4ª), a Universidade Estadual Paulista (9ª) e a Universidade Federal de Minas Gerais (10ª).

No ranking das 200 melhores instituições localizadas nos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), apenas duas brasileiras estão entre as 10 primeiras: a Universidade Federal de São Paulo (7º), e a Universidade Estadual de Campinas (9º). A primeira entre os Brics é a Universidade de Tsinghua na China.

O QS World University Ranking tem reconhecimento mundial e é realizado anualmente desde 2004. A metodologia de pesquisa considera a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados; a estrutura da instituição, incluindo a média de estudantes por professor; as citações em trabalhos de pesquisa e a presença de alunos e colaboradores internacionais.


 Confira a lista das instituições brasileiras no ranking QS 2014*

Universidade de São Paulo (USP) — 132 lugar
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) — 206 lugar
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — 271 lugar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) — 421-430*
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) — 451-460
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — 471-480
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) — 501-550
Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) — 551-600
Universidade de Brasília (UnB) — 551-600
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — 551-600
Universidade Federal da Bahia (UFBA) — 601-650
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) — 651-700
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — 651-700
Universidade Federal do Paraná (UFPR) — 651-700
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) — 701-800
Universidade Estadual de Londrina (UEL) — 701-800
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) — 701-800
Universidade Federal de Viçosa (UFV) — 701-800
Universidade Federal do Ceará (UFC) — 701-800
Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) — 701-800
Universidade Federal Fluminense (UFF) — 701-800









terça-feira, 16 de setembro de 2014

ESTADO INDENIZA CASAL DE JAGUARI

CASAL RECEBERÁ  R$ 15 MIL  POR CASAMENTO INTERROMPIDO EM 2009

O Tribunal de Justiça gaúcho condenou o governo do Estado a indenizar com R$ 15 mil mais juros um casal de Jaguari que teve sua festa de casamento interrompida por policiais militares. O fato ocorreu em janeiro de 2009, num salão paroquial da cidade.


Segundo consta no processo, na época, a Brigada Militar (BM) recebeu ligação de um morador que se queixava do som alto que vinha do salão. PMs foram ao local e, segundo testemunhas, ao entrar no salão, teriam exigido que o som fosse desligado. A festa teria sido encerrada. O casal se sentiu lesado e entrou com ação de danos morais contra o Estado. O TJ manteve a indenização ao casal.

Fonte: Diário de Santa Maria

MERCADO APONTA CADA VEZ PARA A RECESSÃO EM 2014

           
Pela 16ª semana consecutiva, os analistas do mercado financeiro revisaram para baixo suas expectativas para o crescimento da economia neste ano, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC), que apura estimativas entre cerca de cem instituições. A mediana das projeções para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) saiu de 0,48% para 0,33%. Há um mês, a expansão econômica prevista era de 0,79%.  As projeções para a produção industrial deste ano (queda de 1,98%) e do próximo (alta de 1,50%) não foram alteradas. 

- Também ficaram como estavam as estimativas para a inflação em 2014 e 2015. Em ambos casos, a mediana para o aumento do IPCA ficou em 6,29%. A projeção para a alta do IPCA em 12 meses, por sua vez, passou de 6,24% para 6,28%. Os analistas não mexeram na estimativa de inflação em setembro, de 0,40%. Na próxima sexta-feira, o IBGE divulga o IPCA-15 deste mês.


- Quanto à Selic, a expectativa ainda é de que a taxa básica de juros siga nos atuais 11% até o fim deste ano. A projeção para 2015, contudo, foi de 11,63% para 11,50%.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DELEGADO E DEPUTADO PROTÓGENES QUEIROZ DENUNCIA : "ATENTADO POLÍTICO MATOU EDUARDO CAMPOS"

Notabilizado na operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, Banco Opportunity, o delegado federal e deputado Protógenes Queiroz (PCdoB) promete trazer à tona as investigações sobre as causas da queda do avião Cessna Citation que matou o ex-governador Eduardo Campos e mais seis pessoas no dia 13 de agosto.

- O delegado disse hoje que tudo não passou de um atentado político. 

- Para colegas da Polícia Federal, Protógenes diz que trata-se de um atentado que tirou a vida do candidato do PSB à Presidência. Entre os argumentos para defender a ideia, Protógenes diz que o local da queda do avião não foi preservado e que a PF chegou ao local muito tempo depois. Protógenes prometeu ir à Procuradoria-Geral da República, pedir para aprofundar as investigações.


- A informação saiu neste domingo pelas mãos do jornalista Claudio Humberto










domingo, 14 de setembro de 2014

O PT SOB CHANTAGEM 

A revista Veja de ontem  informa que para evitar que o partido e suas principais lideranças sejam arrastados ao epicentro do escândalo da Petrobras às vésperas da eleição, a legenda comprou o silêncio de um grupo de criminosos — e pagou em dólar.

- Leia a reportagem de Robson Bonin

O PODER E O CRIME - Enivaldo Quadrado (o primeiro à direita na montagem ao lado), o chantagista, é pago pelo PT para manter em segredo o golpe que resultou no desvio de 6 milhões de reais da Petrobras, em outro caso de chantagem que envolve o ministro Gilberto Carvalho, o mensaleiro José Dirceu e o ex-presidente Lula .


Desde que estourou o escândalo da Petrobras, o PT é vítima de uma chantagem. De posse de um documento e informações que comprovam a participação dos principais líderes petistas num desfalque milionário nos cofres da estatal, chantagistas procuraram a direção do PT e ameaçaram contar o que sabiam sobre o golpe caso não fossem devidamente remunerados. Às vésperas da corrida presidencial, essas revelações levariam nomes importantes do partido para o epicentro do escândalo, entre eles o ex-presidente Lula e o ministro Gilberto Carvalho, um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, e ressuscitariam velhos fantasmas do mensalão. No cenário menos otimista, os segredos dos criminosos, se revelados, prenunciariam uma tragédia eleitoral. Tudo o que o PT quer evitar. Dirigentes do partido avaliaram os riscos e decidiram que o melhor era ceder aos chantagistas — e assim foi feito, com uma pilha de dólares.