sexta-feira, 29 de maio de 2015

Hospital regional de Santa Maria está com 98% da obra concluída



Percorrendo corredores, salas, quartos, banheiros e demais espaços do prédio do hospital regional é possível ver o gigante de 21,6 mil metros quadrados quase pronto. Segundo a Coordenadoria Regional de Obras (CRO), 98% da obra foi concluída. Falta uma pintura aqui, um reparo ali. Nada que diminua a imponência da obra que já atingiu os R$ 45,4 milhões.

É verdade que a estrutura já sofreu as ações do tempo e dos ladrões em mais de cinco anos desde o começo da construção, em 23 de março de 2010. Janelas e portas danificadas tiveram de ser trocadas. Reparos foram feitos para conter infiltrações. A rede de esgoto quebrou e teve de ser substituída. Fios e lâmpadas foram furtados e precisaram ser repostos. Isso é o que, em obras, chama-se retrabalho. Além disso, por causa da tubulação da nova climatização houve mudança em paredes e forros.

Enfim, na última terça-feira, a cada porta destrancada — elas ficam fechadas para evitar novos furtos — uma ala se abria cheia de prospecções para o futuro. Está quase tudo testado: redes de água, luz, gases etc. A sinalização no chão das rotas de saída e de extintores ainda será finalizada. Assim como os painéis de comunicação visual que estão sendo fixados no entorno do prédio.


— Hoje com 35 dias 'full' termina a obra — disse o engenheiro civil Luiz Ricardo Saenger, fiscal do empreendimento pela CRO.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Movimento protocola na Câmara pedido de impeachment de Dilma

 Líderes do Movimento Brasil Livre se reuniram com o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)



Integrantes do Movimento Brasil Livre protocolaram nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília, um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eles estavam acompanhados de deputados da oposição e se reuniram com o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Antes, cerca de 400 integrantes do grupo fizeram um protesto em frente ao Congresso Nacional.

— Eduardo Cunha se comprometeu a analisar tecnicamente o nosso pedido de impeachment e não engavetar diretamente como fez com os outros — afirmou dos líderes do movimento, Kim Kataguiri, que não detalhou os argumentos do pedido.

— Os movimentos de rua e os movimentos feitos pela oposição são complementares. Tanto o feito ontem e o de hoje buscam a mesma finalidade: o afastamento da presidente da República — disse o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), ao falar da representação protocolada nessa terça-feira pelo PSDB, DEM, PPS e SD acusando o governo de irregularidades financeiras por atraso nos repasses de recursos da União para bancos públicos.

O caso está sendo apurado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O governo sustenta que os pagamentos feitos pelos bancos públicos não configuram operação de crédito entre o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, como entendeu o TCU, durante julgamento em abril

domingo, 24 de maio de 2015

Frente fria traz chuva ao RS neste domingo

Resultado de imagem para foto de chuva
A frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no final deste sábado deixa o tempo instável em todas as regiões do Estado. A probabilidade de chuva é alta. Na madrugada e começo da manhã há risco ainda de temporais do Centro para o Norte gaúcho com chance de vendavais e granizo isolado. No decorrer do dia, a chuva mais forte ocorre na Metade Norte.

Inicialmente pelo Oeste e depois pelo Sul, o tempo melhora ao longo do domingo. Devido à instabilidade, a temperatura pouco varia e terá declínio maior na fronteira com o Uruguai. Em Porto Alegre a temperatura ficará entre 17ºC e 22ºC.