sábado, 18 de julho de 2015

Duas crianças morrem e quatro pessoas ficam feridas em incêndio em São Vicente do Sul





Duas crianças argentinas morreram em um incêndio, em uma casa de madeira, na manhã deste sábado, em São Vicente do Sul. O fogo teria começado por volta das 11h, na localidade de Glória, que fica quase na divisa com a cidade São Francisco de Assis.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros de Santiago, que atendeu a ocorrência, as duas crianças, de 11 e 12 anos, morreram carbonizadas. Elas estariam passando as férias na casa de familiares quando ocorreu o acidente. As vítimas foram identificadas como Lucía Milagres Monfrone, de 11 anos, e Ivana Minho Copelo, 12 anos.

As informações inicias dão conta de que um adolescente que estava na casa teria tentado acender uma lareira, mas as chamas atingiram um galão de óleo diesel, causando uma explosão.


Ainda segundo os bombeiros, outras quatro pessoas, que também estavam na residência, teriam ficado feridas. Três mulheres e um jovem deram entrada no Hospital de São Vicente do Sul, com queimaduras, principalmente no rosto, braços e pernas. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está no local.

Fonte: Diário de Santa Maria

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Três municípios da Região Central precisam de reforço para manter policiamento



A crise econômica pela qual passa o Estado, que se agravou nas últimas semanas, afeta também a área da segurança pública. Três municípios da região precisam de reforço de outras cidades para manter o policiamento 24h. Os municípios de Mata e Nova Esperança do Sul, em determinados turnos, não têm policiais suficientes para realizar as rondas ostensivas, por isso, recebem apoio das guarnições de São Vicente do Sul e Jaguari, respectivamente, para que a população não fique sem policiamento. O mesmo acontece com São João do Polêsine, que conta com o apoio do efetivo de Faxinal do Soturno. Assim como os outros quatro municípios, essas duas cidades da Quarta Colônia estão separadas por menos de 20 quilômetros de distância.

Com cortes, BM tem déficit de 30% no efetivo na Região Central

_ Na verdade, o fechamento ocorre em alguns turnos, não é um fechamento total. Nesses turnos, operamos com patrulhas intermunicipais. Os efetivos de Mata e São Vicente conseguem dar conta das demandas conjuntamente _ explica o major Joni Alvim de Oliveira, comandante do 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon), situado em Santiago e que é responsável por outros nove municípios, incluindo Mata, São Vicente do Sul, Jaguari e Nova Esperança do Sul.


Apesar da dificuldade, nenhum posto foi fechado totalmente, e os municípios podem contar com policiamento 24h, mesmo que o número de policiais não seja o ideal.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dirceu contesta rótulo de "inimigo público"



O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu informou o juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava-Jato, na noite de terça-feira, que "não aguenta mais a situação". Em novo pedido para não ser preso preventivamente no inquérito que investiga seu envolvimento com o esquema de propina na Petrobras, por meio de sua empresa, a JD Assessoria e Consultoria, ele afirma que foi "rotulado indelevelmente de inimigo público". "Com seus 70 anos e rotulado indelevelmente de inimigo público, não aguenta mais a situação a qual é submetido diariamente" informou Dirceu, por meio de seu defensor, o criminalista Roberto Podval.

Justiça nega pedido de revisão de habeas corpus preventivo a Dirceu


"A aflição do peticionário (e também de seus defensores) a respeito de uma possível ordem de prisão contra si já é fato público e notório. Não apenas pipocam diariamente na imprensa notícias sobre seu iminente encarceramento, mas, também, todos os dias surgem 'novos' depoimentos que, ainda segundo a mídia, complicariam a situação do peticionário", diz o criminalista em petição anexado aos autos às 23h48min.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura de São Vicente do Sul é arrombada


A prefeitura de São Vicente do Sul foi arrombada na madrugada desta segunda-feira, 13. Segundo informações do prefeito, Fernando Pahim, funcionários chegaram ao local por volta das 8h para trabalhar e viram o prédio arrombado.

O cofre do setor, onde havia aproximadamente R$ 3 mil, foi arrombado e o dinheiro foi levado. Inicialmente, além do dinheiro, foi dado falta de dois notebooks. O crime foi percebido às 7h45min, quando iniciou o expediente.

Segundo, informações, acredita-se que os criminosos entraram na Prefeitura em busca dos valores arrecadados durante a 27ª Feira Estadual de Comércio da Batata Doce, que se encerrou no início da madrugada. O caixa da feira, porém, estava seguro com um funcionário do setor de finanças da Prefeitura.

O prédio da Prefeitura não possui sistema de alarme e nem câmeras de segurança.  Não se sabe ainda, por onde os criminoso entraram.


 À  tarde, desta segunda-feira  o local será periciado. 

Professores terão formação mais longa



A formação dos professores será mais longa e mais voltada para a prática em sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e que deverá ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em funcionamento se adequem às novas regras.

Professores do RS têm o menor salário básico.

Educadores do Brasil premia professores e diretores.

A homologação do Parecer 2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo governo no final do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de licenciatura, que passam de 2,8 mil, o equivalente a três anos de formação, para 3,2 mil ou quatro anos de formação. Para a segunda licenciatura, a duração é de 800 a 1,2 mil horas, e os cursos de formação pedagógica para os graduados não licenciados devem ter a duração de 1 mil a 1,4 mil horas.

Cursos de licenciatura enfrentam queda.

Os futuros professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do estágio supervisionado em escolas.

– Há uma perspectiva de integração da educação básica e superior. Pensar a formação dos professores agora não é uma atribuição apenas das instituições de ensino superior, mas é uma parceria com a educação básica – explicou o relator do parecer, Luiz Fernandes Dourado.

Outra novidade é a maior integração entre a formação inicial dos professores e a formação continuada, oferecida aos docentes já formados. A formação envolverá as escolas e as secretarias de estado, além das instituições de Ensino Superior em atividades, cursos de extensão, atualização, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.


O parecer traz dados de 2013. Eles mostram que 25,2% do total de 2,14 milhões de docentes não têm a formação em nível superior. A maior porcentagem está na educação infantil, que atende crianças de até seis anos, onde 40% não tem essa formação