sábado, 15 de novembro de 2014

VEJA: PRISÃO DOS BILIONÁRIOS

O impacto – A decisão foi proferida em um caso individual envolvendo uma funcionária do Banco do Brasil que reclamava de valores não depositados em sua conta no FGTS. Pelo fato de o STF ter reconhecido que o tema ostenta a chamada “repercussão geral”, a partir de então essa decisão deverá ser seguida pelos demais tribunais onde tramitam ações semelhantes que estavam paradas à espera do STF.


O avanço da Operação Lava Jato da Polícia Federal tem tirado o sono de uma série de petistas e políticos que orbitam o governo federal há meses, mas três nomes despontam na fila dos aflitos: 

-O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli 

-O tesoureiro PT, João Vaccari Neto
-Lula
 
- A revista Veja desta semana (reprodução de capa ao lado) diz que não faltam depoimentos relatando a participação de Gabrielli e de Vaccari no maior esquema de lavagem de dinheiro e sangria nos cofres da estatal já descoberto pela PF. Lula está por trás de todos.



-Nesta sexta-feira, a cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima, teve de prestar depoimento pelo envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, apontado como "uma espécie de banco" de políticos e partidos para pagamento de propina. Em sua delação, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que o então diretor de Serviços da petroleira, Renato Duque, entregava a fatia do PT no rateio da propina diretamente para Vaccari. Renato Duque foi preso hoje.

JUSTIÇA SUSPENDE IMPEACHMENT E PREFEITO DE ROSÁRIO DO SUL RETORNA AO CARGO




O Tribunal de Justiça do Estado julgou na tarde desta sexta-feira, o recurso do prefeito de Rosário do Sul, Luis Henrique Antonello (PSB), que havia sido cassado pela Câmara de Vereadores no dia 5 de novembro em sessão plenária por 12 votos a 1.

Na ocasião, o prefeito era acusado de cometer irregularidade ao dispensar licitação ao contratar empresa que prestava serviço para a gestão da prefeitura. 
- Volto hoje. Vou trabalhar sábado e domingo. Foi feito justiça - disse Antonello.

Durante os 10 dias em que ficou longe do principal cargo de Rosário do Sul, a vaga foi ocupada pela vice-prefeita, Zilase Jobim Rossignolo (PTB). No dia da cassação, um grupo com eleitores de Antonello fez um protesto em frente à Câmara para criticar a decisão dos vereadores.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

MST OCUPA ÁREA DA FEPAGRO EM TUPANCIRETÃ


Uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) de Tupanciretã, na Região Central foi ocupada por volta das 5h30min desta sexta-feira por integrantes do Movimento Sem Terra (MST). No local, às margens da RST-392, próximo à entrada da cidade, funcionava a antiga estação experimental da fundação.

Conforme a Brigada Militar de Tupanciretã, os manifestantes já estão montando acampamento. Até este momento, o movimento é pacífico. São cerca de 120 pessoas que estão no local.


A Brigada Militar de Cruz Alta auxilia no monitoramento do entorno.

De acordo com a diretora da Fepagro em Tupanciretã, Liege Camargo da Costa, a direção-administrativa da fundação em Porto Alegre já foi informada  e as providências estão sendo tomadas.

A área de cerca de 200 hectares da Fepagro ocupada pelos manifestantes é destinada à criação de gado para pesquisas da fundação e ao plantio de acácias e pastagens. Ainda conforme Liege, não há áreas improdutivas. Alguns locais não estão sendo explorados devido à época do ano. Em breve, serão feitos novos plantios.

Para Miguel Dionir Volff, membro da direção estadual e representante do MST na região de Tupanciretã, a área é ociosa e o movimento não irá deixar do local.

-É uma propriedade que pertence ao Estado. Tem estruturas abandonadas, casas e galpões. A ideia é que a área vire um assentamento e que se possa fazer uma horta para produzir alimentos às famílias instaladas - argumenta.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

LIMINAR GARANTE O RETORNO DE JOÃO MÁRIO A PREFEITURA DE JAGUARI



O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta (13) a nova eleição para a escolha do prefeito e vice-prefeito.  A suspensão foi decidida em julgamento de liminar e vigora até o exame do recurso especial no TSE em que o prefeito reeleito no município em 2012, João Mário Cristofari contesta decisão do Tribunal do RS (TRE-RS). O político alega que a justiça gaúcha teria cassado o seu mandato, por suposta compra de votos, com base em depoimento de uma única testemunha.


Relator da ação cautelar, o ministro Henrique Neves concedeu liminar para suspender a eleição em Jaguari. “Toda condenação pela prática do 41-A (captação ilícita de sufrágio) está calcada única e exclusivamente em um testemunho de uma pessoa, sendo que o próprio acórdão (do TRE-RS) registra que outras pessoas divergiram daquela versão dada por aquela pessoa. Eu estou entendendo que esse tema é suficientemente relevante para que seja deferida a liminar para suspender a eleição”, disse o ministro.(Fonte: TSE
Nova Pauta

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SERVIDORES DO JUDICIÁRIO ESTADUAL PARALISAM ATIVIDADES NESTA QUARTA

O servidores do Judiciário estadual paralisam as atividades por 24 horas nesta quarta-feira. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus/RS), Davi Pio, nesta terceira paralisação durante este ano, a intenção é chamar a atenção de colegas e das autoridades para as reivindicações da categoria.

Os atos ocorrem em Porto Alegre, a partir das 9h, em frente ao Foro Central 2, na rua Manoelito de Ornelas, número 50. No interior, segundo o sindicato, haverá manifestações em frente aos foros municipais.

Entre as reivindicações estão o reajuste do auxílio-refeição no mesmo valor concedido aos juízes, plano de recuperação de perdas salariais, remuneração de plantões, além do preenchimento de 1,6 mil cargos vagos no judiciário. Os servidores protestam também contra o auxílio-moradia concedido aos magistrados e aos membros do Ministério Público.

Nesta sexta-feira haverá uma assembleia geral da categoria, às 14h, na Igreja Pompeia. O número esperado de participantes é de 500 servidores para discutir, entre outros assuntos, greve geral por tempo indeterminado.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Conab projeta safra de grãos menor para 2014/2015

A estimativa da intenção de plantio para a safra 2014/2015 estabeleceu um intervalo entre 194,4 e 200 milhões de toneladas, com uma variação de menos 0,1 a 2,7%. Os números representam uma variação de menos 266,51 mil a 5,31 milhões de toneladas a mais, quando comparado às 194,7 milhões de toneladas da safra 2013/2014. 

- A Conab disse esta manhã ao editor que o resultado é do segundo levantamento de grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

  A cultura da soja continua apresentando crescimento na produção, mesmo em face do quadro internacional de superoferta de grãos. A evolução da oleaginosa é de 3,7 a 6,5% ou o equivalente a um aumento de 3,22 a 5,62 milhões de toneladas. 


Área – O plantio deve ocupar uma área que pode variar entre 56,67 a 58,16 milhões de hectares, com um intervalo de menos 0,5 a 2,1% a mais em relação à safra passada que totalizou 56,96 milhões de hectares. Com relação à soja, pode haver um crescimento de 2,3 a 5,1% ou o que equivale a 705,1 e 1.525 mil hectares.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Escândalo do Pronaf é maior que se Imaginava

O Vereador  de Santa Cruz, Edmar Guilherme Hermany, revela:

O escândalo do Pronaf prejudicou 6.300 pequenos agricultores do Vale do Rio Pardo, gente se suicida, valores de R$ 50 milhões foram surrupiados das contas deles e boa parte desviado para campanhas e gente do PT. O que está sendo feito para apurar e punir os bandidos ?

Nós vamos instalar esta noite na Câmara de Santa Cruz uma Comissão Especial para acompanhar as investigações da Polícia Federal e monitorar os processos que tramitam no STF e, agora, no TRF4. Estamos indignados.

O senhor está acompanhando a movimentação na Câmara e no Senado ?
Sim. Sei que além dos depoimentos já programados nas Comissões de Agricultura, audiências públicas serão realizadas aqui. Isto tem que ir até o fim.

E irá ?
É grande demais o escândalo. Alguém fará delação premiada.

Como anda o ambiente entre os pequenos agricultores prejudicados ?


Fui ao interior neste final de semana. Há muito medo. Tem gente que está pagando empréstimos que não tomou no BB, com receio de represálias. Só nesta sexta-feira, 9 pequenos agricultores entraram no meu escritório, gente com dívidas que totalizam R$ 300 mil, mas que não foram contraídas por eles. Isto não tem cabimento. Espero que a ação judicial principal seja retomada e que a Polícia Federal volte a investigar o caso, inclusive cumprindo os mandados de busca e apreensão que deveriam ter cumprido no dia 2 de outubro. 

domingo, 9 de novembro de 2014

Enem 2014 tem 1.519 candidatos eliminados e 28% de abstenção



Mesmo com o aumento de 21,8% de candidatos inscritos, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentaram números parecidos de candidatos eliminados e praticamente a mesma porcentagem de abstenções em relação ao ano passado. Em entrevista coletiva realizada logo após o fim das provas, ministro da Educação, José Henrique Paim, informou, porém, que ototal de eliminações ainda pode subir.
Ao todo, 1.519 candidatos foram eliminados por desrespeitar as regras do exame — sendo 236 deles por uso indevido de celulares. Em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1,5 mil, conforme o Ministério da Educação (MEC)

 Uso indevido de celulares elimina 65 candidatos do Enem

O exame deste ano teve 28,64% de abstenção, ou seja: 2,4 milhões de candidatos de inscritos não compareceram às provas. A taxa de abstenção no ano passado ficou em 29,7%. Neste ano, um número recorde de 8,7 milhões pessoas se inscreveram no principal teste para ingresso no Ensino Superior.


A edição de 2014 do Enem terminou neste domingo com as provas de Matemática e Linguagem e Códigos, além da Redação. No sábado, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os gabaritos serão divulgados até a próxima quarta-feira (12 de novembro), na página do Inep na internet.