quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Senador Delcídio do Amaral é preso na Lava-Jato

Ministério Público Federal apresentou evidências ao Supremo Tribunal Federal de que o líder petista no Senado estaria tentando atrapalhar as investigações da operação





Líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS) foi preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal. O parlamentar teria sido flagrado na tentativa de destruir provas contra ele e prejudicar as investigações. Também foram detidas outras três pessoas: o chefe do gabinete, Diogo Ferreira; o advogado do senador, Edson Ribeiro; e o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, que também estariam envolvidos nas irregularidades.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) depois de o Ministério Público Federal apresentar evidências de que o parlamentar estaria tentando atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato.

Ele foi preso no hotel Golden Tulip, onde mora em Brasília, mesmo local onde, na terça-feira, a PF prendeu o empresário José Carlos Bumlai. A PF também fez busca e apreensão no gabinete do petista, no Senado, em Brasília, e nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Delcídio havia sido citado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que o acusou de participar de um esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. O senador teria oferecido o valor de R$ 50 mil mensais para que Cerveró não participasse da delação premiada, e planejado a possibilidade de fuga.

Delcídio procurou Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras, que estava preso, para fazer a proposta. Ele estava acompanhado do advogado do ex-executivo, Edson Ribeiro, que também tem ordem de prisão autorizada. O banqueiro André Esteves estaria a par das negociações.


Caberá ao plenário do Senado decidir sobre a prisão do líder do governo na Casa. Enquanto isso, o parlamentar, ficará na Superintendência da Polícia Federal em Brasil. É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em flagrante. Neste tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ACIDENTE NA RS-241 EM SÃO VICENTE DO SUL


                                      Fotos: Velton Freitas 

Na manhã desta segunda-feira ocorreu um acidente automobilístico próximo ao trevo de acesso ao Instituto Federal Farroupilha, na RS 241,  envolvendo um caminhão de Jaguari, que cortou a frente de uma camionete F250, também de Jaguari.  Os dois motoristas estavam de cinto e só tiveram ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Estadual demorou mais de 3h para chegar e liberar o trânsito que havia ficado em meia pista.


Deputado Basegio protocola pedido de renúncia na Assembleia




O deputado estadual Diógenes Basegio (PDT) protocolou no final da manhã desta segunda-feira o pedido oficial de renúncia do cargo. As informações são da Rádio Gaúcha.

O trâmite burocrático abre caminho para a declaração de vacância, o que deve ocorrer na sessão plenária da tarde de terça-feira.

Ameaçado de cassação, deputado Diógenes Basegio faz denúncias contra colega

Com isso, o suplente Vinicius Ribeiro poderia assumir a partir de quarta-feira, após a publicação da vacância no Diário Oficial.

A decisão de renunciar, contudo, não interrompe o processo de cassação contra Basegio, conforme artigo 57 do regimento interno da Assembleia Legislativa. A votação em plenário ocorre amanhã.

"Se manipulei dinheiro, era dinheiro meu", diz deputado Diógenes Basegio


Caso seja aprovada a cassação, Dr. Basegio pode ficar inelegível por 11 anos, período que representa os três anos restantes do atual mandato e mais duas legislaturas.

domingo, 22 de novembro de 2015

Procurador admite que Lula poderá cair nas garras da Lava Jato

O  procurador Carlos Fernando dos Santos (foto ao lado), um dos líderes da força-tarefa da Operação Lava Jato, fez a seguinte declaração ao responder se o ex-presidente Lula está sendo investigado:

- O ex-presidente era o responsável pelo governo. Não estou dizendo com isso que as investigações chegarão a Lula. A Lava Jato não investiga pessoas, investiga fatos. Se a Lava Jato chegar ao ex-presidente, vai chegar com uma acusação sólida, com uma denúncia apresentada pelo Ministério Público baseada em fatos concretos, comprovados.

Foi a primeira vez que Lula foi citado como possível alvo


Na semana passada, o ex-presidente foi mencionado pelo delator Salim Schahin, que disse ter emprestado R$ 12 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai para tentar o apoio do ex-presidente em negócios na Petrobras. Bumlai questionou a delação e Lula decidiu não comentar, mas esta não é a primeira vez que Lula é citado em delações premiadas. Esta semana, tanto Ricardo Pessoa, UTC, quanto Nestor Cerveró, envolveram Lula e o PT em malfeitorias claras.