sábado, 10 de janeiro de 2015

Cinco balneários da Região Central estão impróprios para banho



O levantamento de balneabilidade divulgado pela Fepam constatou que há 17 pontos impróprios em todo o Estado e não recomenda banho em cinco balneários da região: São Simão (Cacequi), Praia das Areias Brancas (Rosário do Sul), Ernesto Alves (Santiago) Jacaquá e Poço das Pedras (São Francisco de Assis).
O principal destinos dos santa-marienses no Litoral Norte, Capão da Canoa, está liberado. Na região, sinal verde para Nova Palma, Tunas (Restinga Seca), Passo do Verde (Santa Maria), Fernando Schilling (Jaguari), Mata e Passo do Umbú (São Vicente do Sul).
 Entre os fatores que influenciam para a mudança de condição, estão a chuva, que leva resíduos para as águas, e o aumento ou diminuição do número de veranistas frequentando os balneários

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Safra fecha 2014 com produção recorde de 192,8 milhões de toneladas



Dados de 2014, obtidos em dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmaram safra recorde para o ano. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de dezembro, o país fechou o ano com uma produção de cereais, leguminosas e oleaginosas de 192,8 milhões de toneladas.

- Apesar de o levantamento de dezembro ser 0,9% menor que o de novembro, a safra foi 2,4% acima da obtida em 2013, quando foram colhidos 188,2 milhões de toneladas no país.


- Em relação às estimativas de 2015, o IBGE espera safra de 202,9 milhões de toneladas, 5,2% superior à de 2014.

Husm abre concurso para preenchimento de 129 vagas



O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), divulga edital para contratação para preenchimento de vagas e formação de cadastro. As vagas abertas são nas áreas: médica, assistencial e administrativa.
De acordo com o edital, as provas objetivas estão previstas para serem realizadas no dia 1º de março de 2015. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro,


-Médico:
Anestesiologia (26 vagas), Canceriologia Clínica (4 vagas), Canceriologia Pediátrica (1 vaga), Cardiologia (9 vagas), Cirurgia Cardiovascular (1 vaga), Cirurgia Pediátrica (1 vaga), Clínica Médica (28 vagas), Ecografia Vascular com Doppler (1 vaga), Gastroenterologia Pediátrica (1 vaga), Genética Médica (2 vagas), Geriatria (2 vagas), Hematologia e Hemoterapia (3 vagas), Hematologia e Hemoterapia Pediátrica (1 vaga), Mamografia (1 vaga), Medicina Intensiva (4 vagas), Medicina Intensiva Pediátrica (5 vagas), Medicina Paliativa (1 vaga), Nefrologia (1 vaga), Neonatologia (13 vagas), Nutrologia (2 vagas), Pediatria (1 vaga), Radiaologia e Diagnóstico por Imagem (3 vagas), Radiologia Intervencionaista e Angiorradiologia (1 vaga)

-Área assistencial
Cirurgiã-Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maximilo-Faciais (1 vaga), Enfermeiro - cardiologia - Perfusionista (2 vagas), Enfermeiro - Oncologia (2 vagas), Enfermeiro - Terapia Intensiva (2 vagas), Técnico em Farmácia (1 vaga), Técnico em Radiologia (3 vagas), Técnico em Saúde Bucal (1 vaga)
- Área administrativa:

Engenheiro Mecânico (1 vaga), Técnico em Segurança do Trabalho (4 vagas)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Redução de horas extras vai diminuir número de policiais nas ruas


A série de cortes de despesas anunciada pelo governo atingiu a área da Segurança Pública. No final da tarde de ontem, a Secretaria da Fazenda, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que a Brigada Militar terá uma redução de 40% no total de horas extras dos PMs. Com defasagem de pelo menos 16 mil servidores, a Brigada vinha concedendo a policiais militares a possibilidade de trabalhar até 42 horas a mais por mês. Com a nova medida, é praticamente inevitável não haver redução de PMs nas ruas.

— Com certeza, o prejuízo da população será muito grande. A maioria dos policiais faz horas extras, eu diria que uns 80%. Se cortarem, vai ficar muito visível nas ruas — analisa o presidente da Associação dos Cabos e Soldados, a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho da Brigada Militar (Abamf), Leonel Lucas.


O corte nas horas extras, porém, foi confirmado no final da tarde de ontem, após uma reunião entre o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e o titular da Secretaria da Segurança Pública, Wantuir Jacini. No encontro, estiveram também o chefe da Polícia, Guilherme Wondracek, e o comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas. A ideia é enxugar o máximo possível o caixa do governo, nem que para isso tenha de ser atingida uma área considerada prioritária e prejudicar a já combalida Brigada Militar.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Já está valendo novo sistema que deve aumentar a conta em fevereiro



Começou a valer neste mês um novo sistema de cálculo da tarifa de energia elétrica, que leva em conta as condições de geração. Quando falta chuva, e os reservatórios das hidrelétricas ficam baixos, o custo de produção de energia aumenta, pois muitas vezes é necessário recorrer às usinas térmicas, mais caras.
Até 2014, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor e implantou o sistema, esse custo era absorvido pelas concessionárias de distribuição, que só podiam recuperar o prejuízo quando a tarifa fosse reajustada, uma vez por ano. Agora, o custo maior será repassado mensalmente ao consumidor.
O Sistema de Bandeiras Tarifárias indica o custo da geração de energia com a ajuda das cores do semáforo (veja acima). Verde é a cor que indica que o consumidor pagará o preço normal pelo abastecimento. Caso faltem chuvas em certa época do ano e região, a Aneel atribuirá a bandeira amarela ou vermelha para o mês seguinte, o que aumenta o preço da unidade de energia, o kilowatt/hora.
O custo da energia também é afetado por uma previsão de consumo maior, como alta de temperaturas. Quando se prevê que haverá mais consumo de energia e dificuldade na geração, as termelétricas entram em operação para compensar a alta de consumo ou a falta de água nas hidrelétricas.

Nas contas de luz a serem pagas agora, referentes ao consumo de dezembro, consta que a bandeira é vermelha para janeiro. Isso significa que a conta que virá em fevereiro será mais cara do que o normal. Sabendo disso com antecedência, o consumidor pode se antecipar e dar um jeito de poupar.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Santa Maria terá termelétrica movida a biogás

                                                      Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

O gás metano emitido pelo aterro sanitário de Santa Maria será usado para gerar energia elétrica nos próximos anos. Isso será possível porque foi emitida, nos últimos dias, a Licença Prévia para instalação de uma usina termelétrica na cidade, próximo ao aterro de resíduos sólidos, no distrito de Santo Antão, ao norte do município.

De acordo com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), que administra o aterro, a empresa Biotérmica Energia ocupará uma área de 6 hectares, ao lado da estrutura.
Hoje, o gás metano liberado pelo lixo depositado no aterro é queimado, sendo transformado em gás carbônico (CO2), que é menos poluente, antes de ser liberado na atmosfera. Com a usina instalada, o metano, que é o mais perigoso dos gases liberados pela decomposição dos resíduos, será canalizado e a combustão movimentará os geradores.

A termelétrica poderá gerar 11,5 megawatts por hora, volume que é capaz de abastecer uma cidade com 15 mil habitantes. Já nos lixões, que devem ser extintos até 2018, os gases são jogados no meio ambiente sem filtros.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pronatec: cursos técnicos pagos por governo têm evasão de até 60% em algumas faculdades

O  governo Dilma deve R$ 700 milhões ao Sistema S (Senac, Senai, Senar) e não paga.

A reportagem a seguir é da jornalistas Ruth Costas, da BBC Brasil em São Paulo


Algumas faculdades privadas provedoras de cursos técnicos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - uma das vitrines da campanha da presidente Dilma Rousseff - estão tendo de lidar com taxas de evasão que podem chegar a 50% ou 60%, segundo relataram à BBC Brasil seus coordenadores. Oficialmente, o índice de abandono dos cursos Pronatec é de 12,8% segundo o Ministério da Educação (MEC), que não considera como abandono estudantes que se inscreveram, mas não se matricularam no programa. Dilma costumava ressaltar em seus discursos de campanha que o Pronatec já teria atingido 8 milhões de matrículas - mas não contabiliza as desistências. "O problema da evasão é um dos nossos maiores desafios: hoje, nossa taxa é de quase 60% e estamos implementando uma série de medidas para tentar reduzir isso", disse à BBC Júlio Araújo, que coordena os cursos do programa na Faculdade Sumaré. O Pronatec existe desde 2011, mas as faculdades privadas só passaram a ser habilitadas para oferecer seus cursos no final do ano passado.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Matrículas na rede pública começam na segunda-feira



Pais e responsáveis por estudantes da rede pública de ensino devem ficar atentos. A partir desta segunda-feira, começam as matrículas nas escolas. Os ingressantes do 1º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio que já solicitaram vagas e tiveram a confirmação, ainda em 2014, devem ir até a escola para entregar a documentação e efetuar a matrícula.
O prazo vai até 13 de janeiro. O mesmo período também é válido para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os pedidos transferência de escola também devem ser feitas no mesmo prazo.

Quem perdeu os dias, tem também até 13 da janeiro. O pedido de inscrições pode ser feito na escola pretendida ou pelo site da Secretaria Estadual de Educação (educacao.rs.gov.br). Nestes casos, após a inscrição, as matrículas serão de 23 e 30 de janeiro. Os horários variam de acordo com a escola.