sábado, 6 de junho de 2015

FEDERAÇÃO ISRAELITA VAI AO MEC CONTRA A UFSM. COMUNIDADE JUDAICA DIZ QUE HÁ BOICOTE NAS UNIVERSIDADES CONTRA ISRAEL.

A comunidade judaica do Rio Grande do Sul pretende ir até o Ministério da Educação em busca de explicações para o ofício encaminhado pela reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o objetivo de identificar a presença de israelenses na instituição. A comunidade teme pelo recrudescimento de ações antissemitas no Estado.

— É sabido que há um crescimento de boicotes a Israel em universidades pelo país. Vamos a fundo neste caso, pois se trata de assunto grave, inclusive com repercussões negativas na imprensa internacional — disse esta tarde  o presidente da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzman, que aduziu:



— Num primeiro momento, as explicações dadas pelo reitor nos parecem frágeis e inconsistentes. A história nos ensinou que fatos semelhantes a esse, que parecem pequenos, se tornaram a maior tragédia da humanidade.

A CADA 36 HORAS SAI UM REGISTRO POLICIAL POR ATOS DE RACISMO OU PRECONCEITO NO RS

Um estudo inédito, que já está com as autoridades da área da segurança pública, revela que, a cada 36 horas, em média, uma ocorrência envolvendo preconceito foi registrada pela Polícia Civil nos últimos sete anos. Nada menos que 1.677 queixas decorrentes de ofensas ou ameaças carregadas de ódio a alguma etnia, nacionalidade ou origem chegaram às delegacias gaúchas.


Isso significa que, a cada dia e meio, um confronto marcado pelo desprezo entre brancos, negros, asiáticos, indígenas ou judeus, entre gaúchos e não gaúchos, brasileiros e estrangeiros, entre pessoas de origens ou culturas diferentes desmentiu a reputação de hospitalidade que a população do Estado costuma atribuir a si.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Professor universitário denuncia suposto caso de racismo contra israelenses na UFSM




Um professor universitário de Porto Alegre fez uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), em Santa Maria, sobre um suposto caso de racismo contra israelenses envolvendo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O motivo da polêmica foi um documento enviado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, pedindo aos programas de pós-graduação que informassem se há a "presença ou perspectiva de discentes ou docentes israelenses" em seus respectivos cursos.

Resultado de imagem para UFSM
No documento, datado de 15 de maio deste ano, a pró-reitoria informa que esse pedido foi feito para atender a um requerimento de representantes dos sindicatos de professores (Sedufsm) e servidores (Assufsm), do Diretório Central de Estudantes (DCE) e do Comitê Santa-Mariense de Solidariedade ao Povo Palestino, via Lei de Acesso à Informação.

A polêmica ganhou força porque, segundo a UFSM, alguém fez uma montagem e colou no documento um selo com a expressão "Liberdade para a Palestina. Boicote a Israel", divulgando-o na internet.

O gabinete do reitor nega que tenha havido discriminação e que apenas cumpriu um pedido feito via Lei de Acesso à Informação. A reitoria também afirmou que não iria informar nomes de professores e estudantes israelenses, apenas se havia ou não docentes e discentes desse país na instituição.

Já a Sedufsm também nega qualquer tipo de discriminação e alega que havia pedido informações sobre um possível convênio entre UFSM e a empresa israelense Elbit, que fabrica armamentos e aeronaves. A justificativa para o pedido de informações é que a Sedufsm é contra a participação da UFSM em convênio que possa resultar em armas a serem usadas contra os palestinos, que estão em conflito com Israel.


terça-feira, 2 de junho de 2015

Confirmado em Santiago o primeiro caso de dengue contraído na Região Central este ano




A Secretaria de Saúde de Santiago confirmou, nesta terça-feira, que um militar da cidade é o primeiro caso de dengue contraído na região (autóctone) este ano. Segundo a secretária de Saúde do município, Ana Souto, o militar não havia saído de Santiago.

Há 30 dias, ele teve os sintomas da doença, semelhantes a de uma gripe comum, como febre e dores no corpo. Ele foi medicado e, agora, está bem.

Na terça-feira, o resultado do exame do Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou que ele teve dengue. Agora, equipes tentam erradicar o mosquito transmissor no bairro Riachuelo, onde o militar mora.

Apesar de ser o primeiro caso de dengue autóctone, a região já havia registrado um primeiro caso da doença em maio deste ano, em Santa Maria. No entanto, o paciente santa-mariense teria contraído a doença em São Paulo.


 O caso autóctone significa que a doença é originária do próprio município, diferente do caso importado, quando a pessoa é contaminada em outra cidade.

Fonte: Diário de Santa Maria

domingo, 31 de maio de 2015

Ponte de acesso a Jaguari desaba, e bitrem e carro caem em rio


A  ponte de ferro que dá acesso a Jaguari, na Região Central do Estado, não aguentou o peso de um caminhão bitrem e de um carro e desabou por volta das 16h30min deste domingo.


Segundo informações da Brigada Militar, o bitrem e um carro passavam pela ponte na hora em que ela cedeu. O carro caiu na água e ficou com as rodas para cima. O motorista do carro não sofreu ferimentos graves.

 

                         Foto: Cirino Crivellaro, Arquivo Pessoal
Parte do caminhão também chegou a desmoronar, e outra parte ficou pendurada na ponte. O motorista teve ferimentos leves.

Esta é a 4ª ponte que cai na região em 13 anos.


                                                                                              Foto: Cirino Crivellaro, Arquivo Pessoal
Segundo a Brigada Militar, a ponte, que fica na entrada da cidade, tem mais de 100 anos e estaria sem manutenção.

O prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari, garantiu que a ponte não havia restrições quanto à passagem de caminhões e bitrens. De acordo com o procurador jurídico do município, Eduardo Diefenback, há cerca de três anos a prefeitura foi questionada pelo Ministério Público, sobre a situação da ponte, já que, segundo ele, a estrutura foi cedida pelo Estado em 1941, após uma uma enchente que atingiu Jaguari.

Para quem quer chegar à cidade, a alternativa é fazer o retorno pela BR-287 e entrar no segundo trevo de acesso.

Fonte: Diário de Santa Maria

Partidos protocolam no STF pedido de suspensão da reforma política


Um grupo de 61 deputados federais de seis partidos protocolaram, neste sábado, um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da votação da Proposta e Emenda Constitucional 182/2007, a PEC da Reforma Política. O documento dirige-se ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF.


O grupo é liderado por 36 parlamentares do PT que acusam o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de "ato coator" contra as regras da Casa para conseguir aprovar uma emenda aglutinativa no âmbito da PEC e, consequentemente, validar o financiamento empresarial a partidos. O documento é assinado por parlamentares de mais cinco partidos: PPS (8 deputados), PSB (6), PCdoB (6), PSOL (4) e PROS (1).