sábado, 26 de julho de 2014

 ARTIGO APONTA ERROS DO GOVERNO DILMA

De certa forma, trata-se de uma proeza: o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) chega ao período eleitoral com a pior combinação entre crescimento (pífio) e inflação (alta) dos últimos anos.
Políticos de variados matizes sabem que a eles convém, embora não seja do interesse público, apertar os cintos no início do mandato com vistas a fomentar a economia no ano do pleito. Devido a seu intervencionismo atabalhoado, e não por causa de elevadas considerações morais, nem isso a administração petista conseguiu fazer.
Economistas estimam que o PIB avançará menos de 1% em 2014; os preços dão pouca trégua; a indústria se retrai; a confiança de empresários e consumidores despenca. Não era difícil antever esse cenário, mas só agora a equipe da presidente emite sinais de que ela reconhece equívocos e pretende corrigi-los se for reconduzida ao cargo.
Se o mea-culpa tardio for sincero, que seja bem-vindo. Com o país à beira da recessão, porém, a estratégia não parece denotar súbito arroubo de lucidez. Antes, soa como uma tentativa quase desesperada de reconquistar apoios ou, no mínimo, reduzir a rejeição a Dilma.
Tenta-se passar a impressão de que as intenções, sempre boas e corretas, foram comprometidas na fase da execução. O caso mais citado é o do setor elétrico. Segundo a narrativa oficial, o governo apenas queria reforçar a competitividade da indústria e errou na mão.
A realidade, contudo, é menos rósea. Num gesto populista, a presidente decidiu que as tarifas deveriam cair 20%. Todas as decisões subsequentes tiveram de se adaptar a essa premissa.
O "erro" desorganizou o setor e deixou a Eletrobrás em situação falimentar. A conta, que já chega a dezenas de bilhões de reais, um dia será repassada aos consumidores.
Até a desoneração da folha de pagamento começa a ser vista como um benefício excessivo. Estendida a uma infinidade de segmentos, pesou demais para o Tesouro. Se o governo se arrepende da iniciativa, no entanto, por que a presidente decidiu torná-la permanente a poucos meses do pleito?
Perdeu-se, ademais, muito tempo em debates ideológicos sobre regras dos leilões de concessões. Disso resultou a estagnação dos investimentos em infraestrutura –que deveriam ter sido fonte importante de dinamismo econômico.
Longe de ser acidental, o acúmulo de problemas decorre da falta de compreensão acerca dos reais desafios a enfrentar. Evidenciou-se, há muito, que o governo nunca teve um plano; perdeu-se nas emergências do dia a dia.

                                                          

sexta-feira, 25 de julho de 2014

JOVEM MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR-287


     Foto Arami Fumaco

Na última quinta-feira  mais uma vítima decorrência da violência no trânsito na região. Informações preliminares dão conta de que uma colisão frontal entre um Kadett, com placas de Porto Alegre,  e  um  caminhão,  com  placas do  Paraguai,  teriam  colidido frontalmente por volta das 18h, no Km 374 da BR-287, em Jaguari, próximo à entrada de Nova Esperança do Sul. 
Leonardo Pires Fernandes, 19 anos, natural de Jaguari, estava no banco de trás do carro, mas não resistiu e morreu no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Santiago, mais três pessoas ficaram feridas. O condutor do veículo, Nilmar da Silva Maciel, 23 anos, Alex Lima de Oliveira, 19 anos e Diego de Oliveira Schlumps, 19 anos, sofreram escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital de Caridade de Santiago. 

Segundo a PRF, a causa do acidente deve ser investigada pela Polícia Civil. Testemunhas afirmam que o acidente teria ocorrido em função de uma tentativa de ultrapassagem de um outro veículo, que não se envolveu na colisão, e teria ido embora do local.


O acidente teria sido  causado por um terceiro carro, um Chrysler, de Rio Grande. O motorista ultrapassou a carreta em local proibido e Nilmar desviou para não bater de frente. Acabou perdendo o controle, batendo num barranco, na carreta e capotando. O acidente foi presenciado por várias testemunhas e o motorista do Chrysleer, Paulo Ricardo Monteiro Hepp acabou preso em flagrante e levado ao presídio. Ele será indiciado por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

JAGUARI PODE DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA





O prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari, pode decretar, nos próximos dias, situação de emergência no município. Isso porque, desde terça-feira, choveu mais de 140 milímetros na cidade. O Rio Jaguari subiu cerca de 10 metros acima do nível normal, causando preocupação às autoridades.
Na tarde desta quinta-feira, pelo menos seis famílias estavam desalojadas, e outras 20 corriam o risco iminente de terem de deixar suas residências, conforme o prefeito.
Ainda segundo Cristofari, o prejuízo já vinha se acumulando desde as chuvas que atingiram o Estado no final de junho e no início de julho. Conforme o prefeito, naquele período, o município já havia registrado muitos danos.
Somando os estragos desta enxurrada, em que estradas e pontes do interior estão danificadas e muitos bairros e famílias foram atingidos, a intenção de decretar emergência ficou mais forte.
De acordo com o chefe do Executivo de Jaguari, no próximo mês, começa o preparo e o plantio de fumo, que compreende 50% do Produto Interno Bruto (PIB) rural do município. Com as cheias, a plantação pode ficar comprometida.

- É uma situação bastante delicada. Vamos avaliar muito bem os danos. Toda recomposição que fizemos em decorrência das primeiras chuvas foi embora com a desta - lamenta Cristofari

SÃO VICENTE DO SUL E AS CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA







Toda chuva é um incômodo para dona Izolete Santos de 42 anos, moradora do bairro Novo Horizonte. Ela mora há três anos na vila e sua casa fica ao lado de um dos valos que despeja esgoto da cidade no arroio Cuchá. Izolete, cansada de pedir providências na prefeitura, disse que sempre que chove ela e os dois filhos, um de 11 e uma menina de 9 anos, com problemas respiratórios, não podem sair de casa porque a água do córrego invade a casa e deixa a rua intransitável. “Hoje minha filha perdeu fisioterapia porque não posso sair de casa. Imaginem se ela estivesse doente e tivesse que ir consultar.” Os tubos para canalizar o esgoto que corre a céu aberto estão na rua há mais de 3 meses, mas conforme ela, a prefeitura informou que só vai canalizar o esgoto depois que consertar as ruas do centro.

















































































Nova Pauta















quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sucatas rederam 130 mil



A prefeitura de São Vicente arrecadou 130 mil com a venda das sucatas e carros velhos que estavam parados na secretaria de obras, dos 28 lotes colocados em leilão 19 foram vendidos o dinheiro arrecadado vai ser reinvestido. As sucatas que não foram vendidas no leilão devem se juntar a outros itens que serão colocados em processo de avaliação para realização de um novo leilão.

Galhos vão ficar na Rua



O prefeito Fernando Pahim (PP) anunciou que a prefeitura por um bom tempo não vai recolher mais galhos de podas e entulhos. O motivo do cancelamento do serviço é porque a Polícia Ambiental interditou o local aonde a prefeitura jogava o lixo. Mesmo quem já pagou a taxa de 15 reais para retirada do lixo vai ter que esperar e ficar com os galhos na frente da casa. .

MORRE O ESCRITOR SUASSUNA



 Escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira aos 87 anos, no Recife.
A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.
  
Pode-se dizer que Ariano Suassuna foi um escritor que teve sua vida – e sua obra, em consequência – drasticamente transformada pela História do Brasil. Ele nasceu em 16 de junho 1927, em Nossa Senhora das Neves, o nome de então da capital da Paraíba, quando seu pai, João Suassuna, era presidente do Estado. Três anos depois, já fora do governo, João foi morto durante as tensões políticas que se seguiram ao assassinato de seu sucessor João Pessoa, em 3 de outubro. O crime, passional, foi usado como estopim político para deflagrar a revolução que levaria Getúlio Vargas ao poder. Por boatos de seu suposto envolvimento na morte de João Pessoa, João Suassuna, de uma fação política oposta à de João Pessoa, foi assassinado no dia 9 de Outubro de 1930, no Rio.

Com a morte do patriarca, a família Suassuna se mudou para Taperoá, no Sertão dos Cariris paraibano, em 1933. Ali, o menino Ariano teve contato pela primeira vez com as manifestações tradicionais nordestinas (como cantadores, autos e violeiros) que seriam um dos eixos estruturantes de toda sua obra. Na adolescência, Ariano mudou-se para Recife, capital de Pernambuco, onde completou os estudos secundários e começou a estudar direito. Também foi ali que começou a participar dos primeiros encontros com os círculos artísticos locais. Sua primeira obra, a tragédia Uma Mulher Vestida de Sol, veio a público em 1947, quando o então jovem escritor contava 20 anos. Na peça, já despontavam os elementos que dariam coesão à obra de Suassuna pelas décadas seguintes: o casamento de referências da cultura erudita com as manifestações populares (o romanceiro nordestino, no caso de Uma Mulher Vestida de Sol).

Suassuna alcançou a consagração em 1955, com a estréia de O Auto da Compadecida, até hoje sua obra mais conhecida. A peça recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Teatro naquele ano e se tornou um dos espetáculos mais populares do teatro nacional – foi adaptado para o cinema com sucesso em duas ocasiões, com os Trapalhões interpretando a peça, em 1987, com direção de Roberto Farias, e em 1999, dirigida por Guel Arraes primeiro como minissérie para a TV Globo e, no ano seguinte, lançada como longa-metragem nos cinemas. Com o sucesso da peça e a publicação, em 1956, de seu primeiro romance, A História de Amor de Fernando e Isaura, Suassuna abandona de vez a carreira de advogado para assumir a cátedra de Estética na Universidade Federal de Pernambuco.


Suassuna a partir daí começa a alternar um ativo papel como agitador da cultura nordestina, em paralelo com sua produção ficcional. Em 1959, funda, com o romancista e dramaturgo Hermilo Borba Filho, o Teatro Popular do Nordeste, embrião do que viria a ser, em 1970, o Movimento Armorial, também capitaneado por ele. A proposta estética do Movimento Armorial era a de revisitar símbolos, sons, manifestações artísticas apropriados pela cultura popular brasileira, mas que remontam à cultura barroca ibérica. O objetivo era criar uma "forma de arte erudita baseada nas raízes populares da cultura brasileira.”


Além de escritor, Suassuna esteve três vezes à frente de secretarias estaduais em Pernambuco. Foi Secretário de Educação e Cultura de 1975 a 1978; e de Cultura entre 1995 e 1998 (no governo Miguel Arraes) e assessor especial do governo de Eduardo Campos a partir de 2007. Foi eleito em 1989 para a cadeira de nº 32 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Genolino Amado. O patrono da cátedra é Araújo Porto Alegre.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MEC AUTORIZA CRIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIFRA

Serão abertas 40 vagas no vestibular de verão da instituição


O Ministério da Educação (MEC) autorizou, na manhã desta quarta-feira, a criação de dois novos cursos de Medicina no Estado. Um deles é em Santa Maria, e vai funcionar no Centro Universitário Franciscano (Unifra). O outro será em Pelotas, na Faculdade Meridional.
Conforme a assessoria de imprensa da Unifra, serão criadas 80 vagas. Primeiramente, serão ofertadas 40 vagas já no próximo vestibular da instituição, marcado para 2 de dezembro. O ingresso dos estudantes será em 2015, e terá duração de 12 semestres.
Primeiramente, as aulas funcionarão no prédio que fica na Rua dos Andradas, onde funciona a Clínica de Fisioterapia da Unifra. Já a parte médica será ministrada em instituições de saúde de Santa Maria e em hospitais da Região central conveniados com a Unifra.

Além da Unifra, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também conta com a graduação em Medicina na cidade.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Osmar Terra saúda preocupação do eleitorado Gaúcho com as drogas

A questão “drogas” aparece em quarto lugar, com 20%,  entre os assuntos que mais preocupam os eleitores gaúchos, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira. Eis o ranking do Ibope:

- Segurança 77%
- Saúde 44%
- Educação, 41%
- Drogas, 20%

 . O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) disse ao editor que o quadro mostra a realidade:
      
 - Os temores da maioria da população com falta de segurança e saúde são decorrentes da epidemia de drogas que atravessamos.A maior parte dos homicídios, assaltos, latrocínios e outros crimes são decorrentes ou do acerto de contas entre traficantes, dívidas ou do transtorno mental causado pela droga. O problema da saúde, como o atendimento em Centros de Atendimento Psicossocial ou comunidades terapêuticas, também tem sua parcela causada pelas drogas.
       

- Osmar Terra é autor do projeto de lei, aprovado por ampla maioria na Câmara dos Deputados, que aumenta as penas para traficantes, institui o apoio oficial às comunidades terapêuticas e cria a internação involuntária, entre outros pontos. O texto está em avaliação no Senado.
. Osmar Terra é candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados
.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

LAUDO SOBRE SUPOSTA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR EM SANTA MARIA DEVE LEVAR 15 DIAS

Na última sexta-feira, cerca de 40 estudantes passaram mal, durante os Jogos Estudantis, na UFSM

A Vigilância Sanitária de Santa Maria estima que saia em 15 dias o resultado do laudo que pode esclarecer o que causou uma suposta intoxicação alimentar  em cerca de 40 participantes dos Jogos Estudantis de Institutos Federais, na última sexta-feira. A superintendente do órgão, Selena Michels, explica que as informações sobre os locais onde os alunos se alimentaram seguem chegando ao órgão. Ela garante, porém, que
amostras em quatro ou cinco restaurantes e lancherias foram colhidas ainda na sexta-feira e remetidas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Nesta segunda, dois que tinham documentação pendente foram notificados a se regularizar.

O resultado do laudo é determinante para que se chegue ao agente causador dos sintomas, que incluíram náuseas, dores abdominais e vômito. Os estudantes, na faixa dos 16 aos 21 anos, foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O evento, que ocorria no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, não chegou a ser suspenso.

Feira dos políticos



Esse ano a Fecobat foi marcada pela visita dos políticos que estão prestes a concorres nas eleições. Candidatos de todos os partidos e estilos deram uma passada pela feira para tirar uma foto, apertar a mão dos eleitores ou só dar uma espiada, mas o certo mesmo é que todos queriam conquistar um votinho.

domingo, 20 de julho de 2014

SÃO PEDRO DO SUL: DEZ TERÃO QUE DEVOLVER DIÁRIAS

O assunto em São Pedro do Sul é um só: a condenação de 10 pessoas, entre ex-vereadores e ex-assessores da Câmara por improbidade administrativa. Conforme a Justiça, o grupo foi denunciado em 2004 pelo uso indevido e excessivo de diárias. Eles teriam recebido juntos 65 mil para participar de congressos em Foz do Iguaçu. Entre os condenados pela Justiça estão dois vereadores com mandato atual no Legislativo: Ângelo Parcianello (DEM) e Moacir Ramos de Oliveira (PSDB). Os demais são Vanair E. Strauss Felske, Paloma Strauss Felske, Iraci Maria Anesi, Angelise Comoretto Parcianello, Tabajara Soares Skrebsky, Rosângela Oliveira, Rosa de Fátima Metz e Cristiane Adelina Metz. 
 Da decisão cabe recurso

Fonte: Nova Pauta