quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Deputado Eduardo Cunha aceita pedido de impeachment contra Dilma



O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

O pedido de Bicudo – um dos fundadores do PT – foi entregue a Cunha em 21 de outubro. Na ocasião, deputados da oposição apresentaram ao presidente da Câmara uma nova versão do requerimento dos dois juristas para incluir as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, como é chamada a prática de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária. A manobra fiscal foi reprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Na representação, os autores do pedido de afastamento também alegaram que a chefe do Executivo descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal ao ter editado decretos liberando crédito extraordinário, em 2015, sem o aval do Congresso Nacional.
"Quanto ao pedido mais comentado por vocês, proferi a decisão com o acolhimento da denúncia. Ele traz a edição de decretos editados em descumprimento com a lei. Consequentemente, mesmo a votação do PLN 5 [projeto de revisão da meta fiscal de 2015] não supre a irregularidade", disse Cunha em entrevista coletiva na Câmara dos Deputados no início da noite desta quarta.
Resposta de Dilma:
A presidente Dilma negou, em pronunciamento, "atos ilícitos" em sua gestão e afirmou que recebeu com "indignação" a decisão do peemedebista. A declaração ocorreu no Salão Leste do Palácio do Planalto, que durou cerca de três minutos.
"Hoje [quarta] eu recebi com indignação a decisão do senhor presidente da Câmara dos Deputados de processar pedido de impeachment contra mandato democraticamente conferido a mim pelo povo brasileiro", disse Dilma, em pronunciamento no Palácio do Planalto.

"São inconsistentes e improcedentes as razões que fundamentam esse pedido. Não existe nenhum ato ilícito praticado por mim, não paira contra mim nenhuma suspeita de desvio de dinheiro público", acrescentou.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

JOVEM DE SÃO VICENTE DO SUL, ESTUDANTE DE MEDICINA É ENCONTRADO MORTO EM PISCINA EM PORTO ALEGRE



A morte de Fernando Zucuni Furlan, 23 anos, na noite desta terça-feira em Porto Alegre, interrompeu o seu sonho de se tornar médico. Natural de São Vicente do Sul, na Região Central, há três anos ele saiu do interior para viver em Porto Alegre, onde cursava medicina na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS).

Furlan foi encontrado morto dentro de uma piscina durante uma festa de uma turma de 3º ano do curso na Vila Assunção, zona sul de Porto Alegre.

Como a família é de São Vicente, o jovem será sepultado na sua cidade natal. O corpo dele ainda não liberado do Departamento Médico Legal de Porto Alegre e não há confirmação do horário e local do velório e enterro. Segundo informações de familiares, Fernando tinha dois irmãos, um deles era gêmeo.

– Ele era bolsista da PUC, um aluno nota 10. Estava no 3º ano do curso, um aluno maravilhoso, interessado pelo estudo, tirava notas altíssimas – relembra a tia do jovem, Nanci Lopes Furlan.

No perfil do jovem no Facebook, amigos e familiares já deixam manifestações.


"Encantador... Apaixonado pelo estudo e pela profissão que escolheu pra seguir. Que Deus possa nos confortar, e preencher o vazio com as belas lembranças, as boas risadas e com aquelas histórias peculiares", escreveu uma amiga do estudante.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cinco ônibus e um lotação são incendiados em Porto Alegre



Pelo menos seis coletivos — cinco ônibus e um lotação —  foram incendiados na noite desta terça-feira em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, as ações criminosas ocorreram nas avenidas Oscar Pereira e Eduardo Prado, na Rua Ventos do Sul e no bairro Restinga, no Extremo Sul da Capital. O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Kléber Rodrigues Goulart, acredita haver ligação entre os casos devido à forma como os ataques foram realizados.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que todos os ônibus do consórcio STS e as linhas T11 e T4, da Carris, suspenderam a circulação na Zona Sul após os ataques.


Na Oscar Pereira, um lotação e um ônibus foram interceptados por um grupo de pelos menos cinco pessoas. De acordo com a BM, os criminosos, com armas em punho, bloquearam a via com pedaços de madeira e obrigaram o motorista do lotação a parar. Eles chegaram a apedrejar o coletivo, ferindo o motorista que precisou de atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS).