sábado, 17 de outubro de 2015

PF abre inquérito para investigar campanha de Dilma



Quase quatro meses após o ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar abertura de inquérito para investigar suposta prática de atos ilícitos na campanha que reelegeu a presidente Dilma Rousseff em 2014, a Polícia Federal instaurou a investigação. A primeira determinação do ministro é de junho; a segunda é de agosto.

Delator acusa Delcídio de receber propina por refinaria de Pasadena, diz TV

Gilmar utiliza informações reveladas pelas investigações da Operação Lava-Jato para dizer que a campanha foi supostamente financiada com recursos da Petrobras. Por ser uma empresa de capital misto (recursos públicos e privados) a petroleira é vedada de financiar campanhas eleitorais.

— As doações contabilizadas parecem formar um ciclo que retirava os recursos da estatal, abastecia contas do partido, mesmo fora do período eleitoral, e circulava para as campanhas eleitorais — escreveu o ministro.

Ministro do TCU manda investigar eventuais "pedaladas" de 2015

O ministro também citou delação premiada do lobista Milton Pascowitch, que afirmou a investigadores que parte dos recursos de propina teria sido repassada a pedido do então tesoureiro do PT João Vaccari Neto, hoje preso na Lava-Jato, ao site Brasil 247, "simulando contrato de prestação de serviços".

— O objetivo seria financiar a propaganda disfarçada do Partido dos Trabalhadores e seus candidatos, além de denegrir a imagem dos partidos e candidatos concorrentes. Em suma, há indicativos de que o partido recebeu auxílio por meio de sociedade de economia mista e publicidade — resume.

TSE reabre ação eleitoral contra campanha de Dilma e Temer

As contas de campanha da presidente Dilma e do PT foram aprovadas com ressalvas pelo TSE em dezembro de 2014. A aprovação se deu na Corte por unanimidade após os ministros acompanharem o voto do relator, que foi o próprio Gilmar. No despacho ele justificou seu voto pela aprovação alegando que "apenas no ano de 2015, com o aprofundamento das investigações no suposto esquema de corrupção ocorrido na Petrobrás, vieram a público os relatos de utilização de doação de campanha como subterfúgio para pagamento de propina".

Logo após o despacho do ministro, a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto emitiu nota afirmando que: "Todas as contribuições e despesas da campanha de 2014 foram apresentadas ao TSE, que após rigorosa sindicância, aprovou as contas por unanimidade", diz a nota assinada pelo ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, que foi o tesoureiro da campanha de Dilma no ano passado

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Cidades da região contabilizam estragos depois dos temporais



Até a tarde desta sexta-feira, as cidades da Região Central ainda contabilizavam os prejuízos causados pelo temporal.

Moradores de 26 municípios do RS poderão sacar parte do FGTS

Em Dilermando de Aguiar, a 8ª feira do município reabriu na sexta-feira, depois de ter a estrutura danificada pelo vento. Segundo a organização, uma reforma foi feita na estrutura, e a programação do fim de semana está confirmada.

No município, em torno de 50 casas foram danificadas, 16 postes caíram e mais de 300 metros de lonas foram distribuídos. Até a tarde desta sexta-feira, a cidade permanecia sem energia.

Parte do município de Formigueiro, que também foi atingido pelos temporais, permanecia sem luz, sem água e sem rede de telefonia até a tarde desta sexta. Na cidade, mais de quatro mil metros quadrados de lona foram distribuídos para 141 famílias e 46 ainda precisavam do material, que se esgotou.

Em Jaguari, 447 locais foram atingidos pelo vento, e cerca de 19 famílias estavam fora de casa. A cidade decretou emergência devido às enchentes e, segundo o prefeito João Mário Cristofari, o prejuízo era de R$ 5 milhões:


– Estamos preocupados. É uma situação muito delicada. O novo prejuízo gira em torno de R$ 3 milhões.

SÃO VICENTE DO SUL FOI ATINGIDO POR TEMPORAL



O Temporal ocorrido em São Vicente do Sul, na madrugada de 15 de Outubro de 2015, foi um dos mais terríveis dos últimos tempos. Destruiu diversas casas, derrubou muitas árvores algumas centenárias. O local  mais atingido foi o Núcleo Habitacional  Novo Horizonte.  A cidade ficou sem luz e sem o abastecimento de água.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

GILMAR MENDES AVISA QUE NÃO É PRECISO APARECER UM FIAT ELBA PARA ACABAR COM DILMA

"É um mecanismo que está no texto constitucional. Agora se tem que perguntar se tem fundamento jurídico e político para isso. Também tem que se aceitar que não é necessário que se tenha um Fiat Elba, como sempre se fala, ou uma prova concreta que o presidente cometeu peculato", disse o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fazendo alusão à prova surgida no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992 O impeachment é previsto na Constituição Federal e consta de todas as Constituições de Países democráticos.

Outro mecanismo de remoção democrática é o recall, que não é previsto na legislação brasileira, mas é muito utilizado nos Estados Unidos.