sábado, 28 de março de 2015

Em rede social, Renato Janine Ribeiro destaca Educação



O filósofo e professor titular de ética e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro usou, neste sábado, sua página na rede social Facebook para agradecer os cumprimentos pela nomeação para o cargo de ministro da Educação, anunciada na noite de sexta-feira pela Presidência da República. A posse do ministro está programada para o dia 6 de abril.

Em mensagem postada na rede social, Renato Janine Ribeiro desabafa que, até então, não havia tido tempo "de agradecer os cumprimentos nem de comentar a nomeação para a Educação, pela presidente Dilma Rousseff". Inicialmente, o novo ministro, que assume a pasta deixada por Cid Gomes, agradeceu a todos que "postaram comentários ou mandaram mensagens inbox". "Incrível como há gente torcendo pelo Brasil! Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é o, ou um dos principais, caminho(s)!", afirmou.

sexta-feira, 27 de março de 2015

CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA FOI O TERCEIRO PIOR ENTRE OS PAÍSES DO G-20



Entre os países do G-20, grupo que engloba as economias mais industrializadas do planeta, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um dos piores desempenhos em 2014. Só ficou à frente de Itália, cuja economia retraiu 0,4% em 2014, e do Japão, que teve crescimento zero.

Entre os integrantes do Brics, grupo de economias consideradas emergentes, o Brasil também decepcionou. A China cresceu 7,4%; a Índia, 7,2% e o crescimento projetado para a Rússia, mesmo com a queda do preço do petróleo e a tensão com a Ucrânia, é de 0,3%. Já na comparação com a América Latina, o desempenho da economia brasileira também ficou aquém de outras na região. O Brasil foi superado pelas economias da Argentina, que apresentou crescimento de 0,5%, e do México, que registrou expansão de 2,1%.


Na Europa, os países da zona do euro retomaram o crescimento depois da crise de 2008. A Alemanha cresceu 1,6%, enquanto o Reino Unido expandiu-se 2,6%. Na média, entre os países da zona do euro, o crescimento foi de 0,9%.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Remédios podem ter um reajuste entre 5% e 7,7%



Remédios com preços controlados pelo governo deverão ter um reajuste entre 5% e 7,7%, de acordo com a categoria a qual pertencem. Os valores, que passam a valer a partir da próxima terça-feira, foram calculados pela indústria com base nos fatores divulgados ontem pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). As taxas oficiais deverão ser anunciadas pelo governo nos próximos dias, mas dificilmente deverão variar em relação aos valores calculados agora pelo setor produtivo.

As regras da CMED valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico, como antibióticos. Produtos com alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos a esses valores. Para esse grupo, o preço pode variar de acordo com a determinação do fabricante.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Professores da UFSM vão paralisar atividades em 8 de abril



Em assembleia, na tarde desta quarta-feira, os professores ligados à Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) decidiram por paralisar 24 horas as atividades em 8 de abril. Embora o indicativo de paralisação fosse de três dias, 7, 8 e 9, os professores optaram por fazê-lo em um só dia. A ideia é que, nesta data, não haja atividade dos docentes no campus da UFSM em Santa Maria e também nos demais campi da instituição em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins.

O temor dos professores é quanto a uma falta de sinalização do governo federal que assegure a uma reposição salarial à categoria. A paralisação, mesmo que por um dia, é uma forma de se somar ao movimento nacional, assegura assessoria de imprensa da Sedufsm. Nos dias 28 e 29 deste mês, em Brasília. 

terça-feira, 24 de março de 2015

Acidente causa morte na BR-287 em São Pedro do Sul

Rodovia chegou a ser totalmente bloqueada no km 303, mas foi liberada em meia pista por volta das 23h



Um acidente envolvendo dois veículos causou pelo menos uma morte na noite desta terça-feira na BR-287, em São Pedro do Sul, na região central do Estado. De acordo com informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os carros incendiaram após colidirem frontalmente.

A rodovia chegou a ser totalmente bloqueada no km 303, mas foi liberada em meia pista por volta das 23h.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, que atingiram os dois veículos. Um dos motoristas teria conseguido sair do carro antes do fogo tomar conta do carro, enquanto o outro teria sido carbonizado. Um dos carros seria de Jaguari e o outro, de Cacequi.

Um dos envolvidos  e que escapou ileso é o advogado jaguariense José Nodário Kaper. 

segunda-feira, 23 de março de 2015

JORNADAS DE ABRIL ASSUSTAM O GOVERNO DILMA E O PT

O governo Dilma Roussef e o PT acham que a manifestação do dia 12 de abril contra ambos poderá ter efeitos políticos devastadores.

Neste final de semana, análises de jornalistas, políticos e Cientistas Políticos, além de manifestações de lideranças partidárias, foram recorrentes na constatação de que Dilma está com os dias contados..

A própria pesquisa Datafolha, indicando que 80% da população entende que a presidente sabia de tudo sobre os escândalos do Mensalão e do Petrolão, funcionam como pá de cal sobre a credibilidade abalada do governo.

domingo, 22 de março de 2015

Meteorologia prevê frio de 5ºC e geada na sexta-feira no RS



O outono aos poucos vai mostrando a sua cara no Rio Grande do Sul. O frio no início do dia durante o fim de semana se repete nesta segunda-feira, mas cede ao longo da semana com a chegada de uma massa de ar do norte do país. As temperaturas sofrerão uma pequena elevação até quinta-feira. Na sexta, uma frente fria proveniente do sul do continente chegará ao Estado, acirrando o frio, de acordo com o Climatempo.

Nesta segunda, a Campanha e a Serra terão as menores marcas, com 8ºC em Bagé e 9ºC em Bom Jesus. Na Capital, faz entre 16ºC e 27ºC. O dia será de nebulosidade em boa parte do Estado, exceto no Centro-oeste e Norte, onde o sol predominará.

A partir de terça-feira, os termômetros sobem, mas começa a chover. A instabilidade continua na quarta-feira, parando na quinta. Na sexta-feira, uma massa de ar frio chega ao Estado e pode baixar a temperatura para 7ºC em Bagé e para 5ºC em Bom Jesus, no início do dia. Na Capital, os termômetros deverão apontar entre 16ºC e 25ºC.