sábado, 28 de junho de 2014

Capa da Revista Veja diz que governo Dilma ameaça Plano Real

 

A reportagem de capa de Veja deste final de semana, intitulada "As ameaças ao Real em seu vigésimo aniversário", avisa que a derrota da hiperinflação reordenou a economia brasileira e foi o pontapé inicial de uma nova fase de prosperidade. Duas décadas depois, no entanto, esse avanço corre riscos

. Leia a reportagem a seguir do repórter Giuliano Guandalini:

As ameaças ao Real em seu vigésimo aniversário

. Em 1994, a seleção brasileira entrou em campo, na Copa dos Estados Unidos, sob o estigma de nunca ter vencido um título mundial desde 1970. No dia 17 de julho, com a vitória suada sobre a Itália, nos pênaltis, o time provou que era possível conquistar a taça novamente, mesmo sem ter Pelé vestindo a camisa 10 — afinal, todas as outras conquistas haviam sido obtidas com a ajuda decisiva do melhor jogador de todos os tempos. Mas as atenções dos brasileiros não estavam, na época, concentradas apenas nos gols de Romário e Bebeto. No dia 1º de julho de 1994, entrou em circulação o real, a nova moeda brasileira. Para o futuro do país, havia então um estigma extremamente mais importante a ser superado. O desafio era derrotar, de uma vez por todas, a hiperinflação, o maior mal pelo qual passou a economia brasileira em sua história.


. Os prognósticos de sucesso do Plano Real, que completa agora vinte anos, não eram dos melhores

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É SANCIONADO SEM VETOS PELA PRESIDENTE

Lei proposta pelo Executivo prevê investimento de 10% do PIB na área. Presidente disse que royalties do petróleo irão prover recursos para a meta


A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o Plano Nacional de Educação, informou nesta quinta-feira (26) a Secretaria de Imprensa da Presidência. A sanção ocorreu nesta quarta e a lei deve ser publicada nesta quinta em edição extra do "Diário Oficial da União".
Proposto pelo Executivo ao Congresso em 2010, o PNE, como é conhecido, estabelece 20 metas e estratégias para o setor nos próximos dez anos, entre elas, um investimento de 10% do Produto Interno Bruto no setor.
O plano foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 3 de junho e o prazo para a sanção se encerrou nesta quarta.
Além do investimento de 10% do PIB, o plano prevê a erradicação do analfabetismo e universalização da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), do ensino fundamental (6 a 14 anos) e do ensino médio (15 a 17 anos).

Metas
Dentre as metas do PNE, está também a ampliação da oferta de educação infantil em creches, que deverá atender mínimo de 50% das crianças de até três anos. Ao final dos dez anos de vigência do PNE, os brasileiros deverão ser alfabetizados, no máximo, até os seis anos.
O plano determina também que 50% das escolas públicas deverão oferecer educação em tempo integral, a fim de atender pelo menos 25% de todos os alunos da educação básica.

A escolaridade média da população de 18 a 29 anos deverá ser elevada e alcançar mínimo de 12 anos de estudo. O número de matrículas na pós-graduação também precisará crescer. O plano prevê ainda formação de 60 mil mestres e 25 mil doutores por ano ao final de sua vigência.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O vestibular da UFSM está de volta

A Justiça Federal determinou o retorno do vestibular como processo seletivo para entrar na Universidade. Com a decisão, está suspenso o uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma exclusiva de ingresso. A ação na Justiça Federal foi pedida por várias entidades empresariais e estudantis de Santa Maria. O Ministério Público Federal também questionava a forma como a universidade fez a mudança, anunciada um dia antes do prazo final para inscrições no Enem. A UFSM vai recorrer da decisão.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sem Joaquim Barbosa. STF começa a abrandar situação dos mensaleiros presos do PT. Sessão será esta tarde.

A pedido do ministro Luís Roberto Barroso, o Supremo vai analisar hoje o pedido de quatro mensaleiros – José Dirceu, Delúbio Soares, Romeu Queiroz e Rogério Tolentino – para ter direito a sair do presídio imediatamente para trabalhos externos.

.O STF também decidirá se o mensaleiro Zé Genoíno poderá cumprir a prisão em casa. 

.  Alguns mensaleiros condenados a regime semiaberto chegaram a conseguir a permissão de trabalho externo na Vara de Execuções Penais, mas o presidente do STF e relator do mensalão até então, Joaquim Barbosa, revogou o benefício. Por lei – e o artigo 37 da Lei de Execução Penal é claro – serviços fora do presídio dependem de fatores como aptidão, disciplina e responsabilidade, mas, sobretudo, do cumprimento mínimo de um sexto da pena – algo que nenhum deles, por enquanto, alcançou.

. A posição de Barroso não chega a ser mistério na corte: antes de chegar ao STF, ele classificou o julgamento do mensalão como um “ponto fora da curva”. Mais tarde, já no cargo de ministro, foi decisivo para reverter a condenação dos réus pelo crime de formação de quadrilha, o que atenuou as penas.

Caso o plenário decida pela liberação do trabalho externo, os mensaleiros poderão acelerar o tempo de cumprimento das penas – um dia de pena a cada três trabalhados. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

Secretário de Saúde exonerado a mando da justiça


O Ministério Público mandou o prefeito de Cacequi, Flavio Machado (PTB) exonerar o atual secretário de saúde Leomar Maurer (foto). A ação foi baseada em uma denuncia da câmara de vereadores onde Leomar acumulava dois cargos, Secretário Municipal da Saúde e Administrador do Instituto de Educação e Saúde Vida de Cacequi (ISEV), casa de saúde local. Leomar também foi denunciado por ter utilizado um veículo da Secretaria de Saúde para transportar atletas para um jogo de confraternização dos funcionários do Instituto de Educação Saúde e Vida na cidade de Porto Alegre, o que teria sido comprovado pela lista de passageiros do DAER/RS e fotos publicadas na rede social Facebook. Leomar que também foi secretário de saúde no município de Mata, já foi afastado do Cargo pelo prefeito Flavio e não pode nem chegar perto da secretária até que as investigações terminem.

A Câmara Vicentense




Faltou lugar no plenário do legislativo na reunião da semana passada, a maioria do público  foi conferir a votação do projeto do milhão para a reforma das ruas da cidade. De cara o vice-prefeito explicou o projeto e qual serão as ruas contempladas. Na questão da divida que será contraída pelo município Gilsom Parodes (PT) comentou que a Secretária do Tesouro Nacional confirmou que o município tem condições de pagar e o valor da parcela será de 9 mil e 200 reais, pagos em 20 anos. Essa semana a reunião dos vereadores será hoje, Terça- Feira a partir das 17 horas.

Humor ...


Na tarde de ontem nosso técnico gaúcho Felipão domou os Camaronenses, e de quebra ainda colocou o chapéu mexicano no lugar. 4x1 para o Brasil com o resultado o México ficou em segundo agora o próximo confronto é com o Chile.  

Jaguari: Campanha do agasalho começou

Funcionários da Prefeitura arrecadando donativos para o inverno 

Um grupo de funcionários da prefeitura de Jaguari, junto com o secretário de Assistência Social Robert Nadalon, saiu às ruas no sábado, para arrecadar donativos para a Campanha do Agasalho. Ao todo, cerca de 250 famílias foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social para receberem os donativos, que este ano está buscando arrecadar junto à comunidade cobertores. A ação, deverá se repetir no próximo sábadoe no dia 30, a entrega começará.

segunda-feira, 23 de junho de 2014


Intenção de consumo das famílias gaúchas despenca 21,2% em Junho

A intenção de consumo das famílias gaúchas registrou 106,0 pontos em junho, o que representa uma queda de 21,2% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Na comparação com junho de 2013, todos os componentes do indicador apresentaram quedas significativas. 

. O índice foi influenciado, principalmente, pela inflação, que recentemente atingiu o maior patamar dos últimos meses, seguido pela alta da taxa básica de juros (Selic), que encarece o crédito às pessoas físicas,  e pela conjuntura de baixo crescimento econômico. 

. O dado consta da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas – ICF, divulgada mensalmente pela Fecomércio-RS em Porto Alegre e que conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra.

. A informação é desta manhã. 
     
. Mesmo em queda, o ICF ainda se mantém em um patamar otimista, acima dos 100,0 pontos, puxado pelos indicadores  de situação do emprego e renda atual. 


                   Aumenta número de calotes nas lojas do RS


A inadimplência cresceu quase 15% no Rio Grande do Sul. A comparação é feita com maio e o mesmo mês do ano passado. Passou para 11,5%. É o percentual de consultas feitas ao SCPC e que apresentam restrição de crédito.

.O problema deve-se à persistência da inflação e a política de aumento de juros.


Jovens são os maiores devedores.  De 16 a 20 anos, o índice é de 40%. Vai caindo até alcançar 6,4%, que é a inadimplência entre os consumidores com mais de 70 anos.

domingo, 22 de junho de 2014

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É OPTATIVA PARA NÃO SINDICALIZADOS

Decisão altera o sindicalismo brasileiro

Contribuição sindical não é tributo e, portanto, não pode ser exigida compulsoriamente de trabalhadores que não estejam vinculados a sindicatos. Com esse entendimento, a juíza Zilah Ramires Ferreira, da 2ª Vara do Trabalho de Bauru (SP), proibiu que 13 sindicatos de funcionários de postos de combustíveis de São Paulo façam esse tipo de cobrança.