sábado, 25 de julho de 2015

CHEGOU A VEZ DO LULA

A revista Veja deste final de semana já está circulando em São Paulo. A reportagem de capa destaca a seguinte manchete:

A vez dele.

Lula ganhou foto de capa inteira.

Um close.

A reportagem de capa foi construída em cima de denúncias feitas pelo empreiteiro Leo Pinheiro, que decidiu contar ao Ministério Público Federal tudo o que sabe sobre a participação do ex-presidente no Petrolão e de que modo o filho do líder petista, Lulinha, virou milionário.


Reportagens anteriores de denúncias do gênero, como a do empreiteiro Ricardo Pessoa, UTC, resultaram em dezenas de prisões.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

SITUAÇÃO NO BRASIL É COMO 'FILME DE TERROR SEM FIM', AVALIA FINANCIAL TIMES

Incompetência, arrogância e corrupção destruíram o feitiço brasileiro. Assim começa um editorial publicado nesta quinta-feira pelo jornal britânico Financial Times sobre a situação do país. Em texto que trata das graves crises econômica e política que se abatem sobre o Brasil, a publicação lista os fatores que empurraram o país para a atual situação, descrita pelo jornal como "um filme de terror sem fim".

O texto a seguir sobre o editorial do jornal é do site www.veja.com.br de hoje:

Para o FT, dois fatores em especial alavancam a crise: o primeiro, as medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff para tirar o país do atoleiro econômico em que os governos petistas lançaram o país. O segundo, e mais importante, o escândalo de corrupção desvendado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Ao citar o aperto fiscal, o jornal salienta como as medidas, associadas a desemprego e inflação em alta, derrubaram a popularidade da presidente.

Sobre o petrolão, o periódico britânico afirma que embora ninguém "realmente acredite que Dilma seja corrupta", isso não significa que a o presidente esteja a salvo. "Até agora, políticos em Brasília têm preferido que Dilma fique no poder, e assuma o ônus dos problemas do país. Mas esse cálculo pode mudar quando eles tiverem de salvar suas próprias peles", afirma o jornal. "Um importante alerta foi dado na semana passada, quando o líder da Câmara rompeu com o governo após ser implicado no escândalo", afirma o texto, em referência a Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O FT ainda cita o julgamento das chamadas "pedaladas fiscais" e a suspeita sobre as doações à campanha da petista em 2014 como questões que poderiam derrubá-la do poder. E trata da investigação aberta contra o ex-presidente Lula. "Não é de se estranhar que a situação no Brasil hoje se assemelhe a um filme de terror sem fim. Ainda assim, há boas notícias surgindo".

O jornal cita o entusiasmo com as investigações sobre a Petrobras como mostra da força das instituições democráticas no país. O texto afirma que, em um país onde poderosos se julgam acima da lei, Marcelo Odebrecht, dono da maior empreiteira brasileira, foi preso e executivos da Camargo Correa, condenados a mais de 10 anos de prisão. Ao tratar das investigações abertas contra a Odebrecht em outros países, afirma: "Se isso levar políticos e líderes empresariais a pensar duas vezes antes de pagar suborno, terá sido um enorme avanço na luta da América Latina contra a corrupção".


Embora elenque os sinais auspiciosos da Lava Jato, o jornal alerta para o fato de que Dilma enfrentará três anos solitários à frente do Palácio do Planalto. "Os brasileiros são pragmáticos. Então, o pior cenário, de um processo de impeachment caótico, deve ser evitado. Ainda assim, o mercado começa a precificar esse risco. Tempos ainda piores podem estar chegando para o Brasil".

MP aceita reclamação contra procurador que abriu investigação sobre Lula



O Conselho Nacional do Ministério Público abriu uma reclamação disciplinar para apurar a conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, responsável pela abertura de procedimento investigativo criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por suposto tráfico de influência.

Corregedoria nega pedido de suspensão de investigação contra Lula

O processamento da reclamação foi determinado pelo corregedor do Ministério Público, Alessandro Tramujas Assad, após pedido feito pela defesa do ex-presidente. A partir de agora, o procurador tem dez dias para apresentar defesa. Procurado pela Agência Brasil, Valtan Timbó disse que não foi notificado sobre a abertura da reclamação e, por isso, não vai se manifestar.

Lula teria feito lobby para Odebrecht no exterior

A abertura de investigação contra o ex-presidente Lula foi determinada no início do mês pelo procurador, quando substituía a procuradora titular do caso, Mirella de Carvalho Aguiar, que estava em férias.

Lula diz que só recebeu por palestras

A defesa de Lula alegou que Furtado violou os direitos funcionais ao “interferir na apuração preliminar” da procuradora, que não tinha determinado a abertura da investigação, porque aguardava informações dos advogados do ex-presidente. Por causa disso, os advogados entraram com reclamação disciplinar contra o procurador.


De acordo com a Procuradoria da República, uma norma interna prevê a substituição do titular em caso de férias. Além disso, o órgão alegou que Furtado entendeu que novas diligências eram necessárias para a investigação.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Chuva afeta 63 cidades e mais de 47 mil pessoas no RS

Situação de cidades da Região Metropolitana alarma Defesa Civil, e nível do Rio Uruguai segue aumentando em algumas regiões

                                                   O Rio Gravataí sobe quatro centímetros por hora em Cachoeirinha                                                    Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Sobe para 63 o número de cidades atingidas pelas chuvas. Já são mais de 47 mil pessoas afetadas, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, e há mais de 2,7 mil em abrigo. O governo do Estado decretou situação de emergência coletiva para 26 cidades.

Na Região Metropolitana, as chuvas que caem desde a madrugada de segunda-feira agravaram a situação, e a previsão de mais precipitação até terça-feira deixa a Defesa Civil em alerta.

— Muitas pessoas que tinham retornado para suas residências tiveram as casas atingidas novamente — afirma o tenente-coronel Alexandre Martins, chefe da Defesa Civil, citando cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Esteio, onde já choveu mais de 70 mm nesta segunda-feira.

 A cheia do Rio Uruguai também aumenta em algumas cidades. Em Uruguaiana, enquanto na última sexta-feira o nível do rio estava em 7 metros, no final da tarde desta segunda-feira, chegava a 9,42 metros. Em Itaqui, o nível tem aumentado 2 centímetros por hora, chegando a 10,10 metros. Mais de 730 pessoas tiveram que deixar suas casas, e mais famílias seguem sendo removidas. Os bairros afetados são Ponte Seca, Centro, Cerrinho Dois Umbus, Várzea, Ênio Sayag, Estação e 24 de Maio. A Defesa Civil local estima que o ápice da cheia ocorra nesta terça-feira à noite.

domingo, 19 de julho de 2015

Primas que morreram em São Vicente do Sul são sepultadas na Argentina

                                Foto: Germano Rorato

As duas meninas que morreram em um incêndio em São Vicente do Sul foram sepultadas em Paso de Los Libres no final da tarde deste domingo. As primas Lucía Milagres Monfrone, 11 anos, e Ivana Copello, 12, passavam férias escolares na propriedade rural do padrasto de Lucía, quando o fogo consumiu a casa onde dormiam, na manhã deste sábado.

Lucía costumava aproveitar todas as oportunidades que tinha para vir até o município gaúcho, onde a mãe, Silvina Copello, morava com o padrasto da menina, o agricultor Evandro Bolson. Nestas férias escolares, a prima de Lucía, Ivana, veio junto pela primeira vez. As primas moravam com os avós maternos em Paso de Los Libres, na Argentina.

Segundo Evandro, Lucía vinha a São Vicente do Sul sempre que tinha um feriado ou férias. Lucía e Ivana estavam na 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, respectivamente.

- Ela gostava muito de lá. Era extrovertida, brincalhona, estava sempre dançando. Uma criança feliz. Também gostava muito de jogar vôlei -lembra o padrasto.


Evandro ainda estava muito abalado neste domingo. Ele acompanha a mulher, Silvina, e a filha Juliana, 17, que se feriram no incêndio e estão internadas no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Agora, a família vai ter de se reconstruir.