quarta-feira, 16 de setembro de 2015

UFSM é destaque em ranking da Folha

Resultado de imagem para ufsm
A Universidade Federal de Santa Maria conquistou a 18ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2015. Com 83,85 pontos na média geral, a instituição é a segunda melhor colocada no Rio Grande Sul - apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficou em 5° lugar, está à frente. A primeira colocada geral no ranking das universidades é a Universidade de São Paulo (USP).


O RUF avalia cinco itens: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. O índice de ensino é analisado a partir de consultores do Ministério da Educação. O percentual de pesquisa considera o total de publicações indexadas, entre 2011 e 2012, pela Web Science. O item mercado de trabalho é obtido a partir de consulta a headhunters de empresas e de instituições, que citam as três instituições de ensino que priorizam na contratação. A inovação compreende o número de pedidos de patentes feitos, entre 2004 e 2013, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial. E o quesito internacionalização é obtido a partir da quantidade de citações de trabalhos da instituição avaliada em artigos de grupos internacionais. A UFSM obteve a 18ª colocação no ensino, a 16ª em pesquisa, a 40ª em mercado, a 20ª em inovação e a 45ª em internacionalização.

O RUF também avaliou os cursos individualmente. Os melhores colocados da UFSM foram:

Medicina Veterinária - 6° lugar

Agronomia - 7° lugar

Fisioterapia - 8° lugar

Engenharia Química - 10° lugar

Farmácia, Pedagogia e Química - 11° lugar

Educação Física - 12° lugar

Matemática - 14° lugar

Ciências Contábeis - 17° lugar

Medicina - 19° lugar

Adolescente de 17 anos morre após capotamento em São Francisco de Assi



Um adolescente morreu após se envolver em um acidente de trânsito  no centro de São Francisco de Assis, na tarde de terça-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.

Segundo a Brigada Militar (BM), Victor da Luz de Oliveira, 17 anos, estava na carona de um Uno, conduzido por outro adolescente também de 17 anos.

Por volta das 15h, o veículo trafegava pela Rua Borges de Medeiros, quando o motorista teria perdido o controle da direção, capotado e, em seguida, atingido uma cerca e uma árvore.

Oliveira chegou a ser corrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O motorista do carro ficou ferido e foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Antônio.

Ele permanecia hospitalizado na manhã desta quarta. O estado de saúde do adolescente é regular.

domingo, 13 de setembro de 2015

PF quer ouvir Rui Falcão, presidente do PT, na Lava-Jato


A Polícia Federal quer ouvir, na Operação Lava-Jato, o presidente do PT, Rui Falcão, e José Filippi Júnior, tesoureiro das campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e da presidente Dilma Rousseff, em 2010. Os nomes do líder petista e do tesoureiro constam do rol de políticos, inclusive ex-ministros dos dois governos Lula e Dilma, submetido pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira.

PF pede ao Supremo autorização para ouvir Lula na Lava-Jato

O pedido é do delegado Josélio Sousa, que integra a força-tarefa da Lava-Jato perante o Supremo. A PF pede 80 dias para tocar as apurações alegando 'dimensão dos fatos e a quantidade de investigados nos autos'.


Nesta etapa da investigação, a PF mira em quadros importantes do PT, PMDB e PP. Os três partidos estão sob suspeita de lotearem diretorias da Petrobras, entre 2004 e 2014, para arrecadar propina em grandes contratos, mediante fraudes em licitações e conluio de agentes públicos com empreiteiras organizadas em cartel. O esquema instalado na estatal foi desbaratado pela força-tarefa da Lava-Jato.