sábado, 27 de junho de 2015

O CHEFE DO CLUBE DO BILHÃO FILMOU TUDO. VEJA MOSTRA DADOS ESTARRECEDORES SOBRE A CORRUPÇÃO DO PARTIDO E DO GOVERNO DO PT.


Homem do dinheiro, João Vaccari Neto é citado em diferentes trechos da delação de Ricardo Pessoa. O tesoureiro do PT aparece cobrando propina, recebendo propina, tratando sobre propina. O empreiteiro contou que conheceu Vaccari durante o primeiro governo Lula, mas foi só a partir de 2007 que a relação entre os dois se intensificou. Por orientação do então diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, um dos presos da Operação Lava-Jato, Pessoa passou a tratar das questões financeiras da quadrilha diretamente com o tesoureiro.
 A simbiose entre corrupto e corruptor era perfeita, a ponto de o dono da UTC em suas declarações destacar o comportamento diligente do tesoureiro: "Bastava a empresa assinar um novo contrato com a Petrobras que o Vaccari aparecia para lembrar: 'Como fica o nosso entendimento político?'". A expressão "entendimento político", é óbvio, significava pagamento de propina no dialeto da quadrilha. Aliás, propina, não. Vaccari, ao que parece, não gostava dessa palavra.

Como eram dezenas de contratos e centenas as liberações de dinheiro, corrupto e corruptor se encontravam regularmente para os tais "entendimentos políticos". João Vaccari era conhecido pelos comparsas como Moch, uma referência à sua inseparável mochila preta. Ele se tornou um assíduo frequentador da sede da UTC em São Paulo. Segundo os registros da própria empreiteira, para não chamar atenção, o tesoureiro buscava "as comissões" na empresa sempre nos sábados pela manhã.


Ele chegava com seu Santa Fé prata, pegava o elevador direto para a sala de Ricardo Pessoa, no 9º andar do prédio, falava amenidades por alguns minutos e depois partia para o que interessava. Para se proteger de microfones, rabiscava os valores e os porcentuais numa folha de papel e os mostrava ao interlocutor. O tesoureiro não gostava de mencionar a palavra propina, suborno, dinheiro ou algo que o valha. Por pudor, vergonha ou por mero despiste, ele buscava o "pixuleco". Assim, a reunião terminava com a mochila do tesoureiro cheia de "pixulecos" de 50 e 100 reais. Mas, antes de sair, um último cuidado, segundo narrou Ricardo Pessoa: "Vaccari picotava a anotação e distribuía os pedaços em lixos diferentes". Foi tudo filmado.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos, em Porto Alegre

Cantor, compositor e apresentador estava internado há cerca de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre



Morreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, um dos expoentes da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. O historiador e folclorista Antônio Augusto Fagundes, respeitado tanto pelo trabalho como poeta quanto de estudioso da alma e das tradições gaúchas, tinha 80 anos.

Mais conhecido como Nico, nos últimos anos enfrentara uma série de problemas de saúde – um derrame, em 2000, e uma infecção que chegou a deixá-lo em coma, em 2010. O autor da célebre letra do Canto Alegretense nasceu em Alegrete em 4 de novembro de 1934 – município que homenagearia com a composição, um dos hinos da música regionalista (conheça detalhes da letra do clássico).

Chegou a Porto Alegre aos 20 anos e rapidamente se enturmou com os fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Inicialmente, atuou como poeta e divulgador da obra de, entre outros, Aparício Silva Rillo e Jayme Caetano Braun.


Depois de formar-se advogado – Teixeirinha, Gildo de Freitas e outras personalidades ligadas à cultura regional foram seus clientes –, Nico se especializou em História do Rio Grande do Sul e fez Mestrado em Antropologia Social. Dedicou-se a pesquisar a formação, a identidade e os costumes típicos do Sul, levando-os a conhecimento do público por meio de livros, canções e, sobretudo, graças a sua atuação nos meios de comunicação.

Deputado santiaguense diz ter exercido direito de manifestação

Miguel Bianchini, do PPL, pediu desculpa a colegas. Recentemente, ele afirmou que parlamentares exigem parte do salário dos assessores



O deputado estadual Miguel Bianchini (PPL) assumiu publicamente, na tarde desta quarta-feira, que errou com os colegas ao dizer ser prática recorrente entre os parlamentares o recebimento de parte dos salários dos seus assessores. A retratação do santiaguense, que está em seu primeiro mandato, era aguardada para terça-feira. Porém, o pronunciamento dele ocorreu nesta tarde, por volta das 15h30min. Em sua fala, que durou menos de cinco minutos, ele reconheceu o erro, mas garantiu que sua declaração reflete sua descrença com a "decadente política brasileira".

_ Tudo que afirmei vem de testemunhos e fatos gerenciados na minha convivência de anos como parlamentar. A minha declaração foi pública e expressa a minha opinião e o meu ponto de vista e o cenário que vislumbro da política decadente de nosso país. Se extrapolei, se generalizei foi dentro da minha livre manifestação de pensamento garantida pela Constituição. (...) Pela minha falta de ética, peço desculpa a todos os deputados.


Ainda em sua fala, Bianchini afirmou que a reeleição estimularia "prática escusas, rejeitadas pela sociedade". Ao fim do pronunciamento, não houve aplausos a Bianchini. A retratação do deputado, ao que tudo indica, parece ter colocado um ponto final no mal-estar provocado pelo parlamentar junto aos seus colegas. Esse é o entendimento do deputado Juliano Roso (PC do B), que preside a Comissão de Ética da Casa.

terça-feira, 23 de junho de 2015

DEPUTADOS DA BASE ALIADA REJEITAM EMENDA ESQUERDISTA QUE DEFENDIA O FIM DOS SEXOS NO GÊNERO HUMANO


A foto ao lado foi extraída ainda há pouco na Assembléia do RS. Ela mostra deputados da base do governo assinando as 36 emendas do líder do governo, Alexandre Postal,  com o apoio de todos os demais líderes da base, ao Plano Estadual da Educação.

Foi suprimido o termo "identidade de gênero" , um dos mais polêmicos.


A iniciativa do Cpers, sindicato dos professores públicos estaduais, apoiada por PT, PCdoB e PSOL, era incluir no PEE do RS um artigo vetando o uso de termos do tipo "homem" e "mulher", ou "macho" e "fêmea", para dividir o gênero humano, com o que todas as crianças passariam a "nascer" sem sexo.

domingo, 21 de junho de 2015

Servidor suspeito de abusar de pacientes gestantes é afastado do Husm



O servidor público suspeito de abusar de pacientes foi afastado do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) pela Justiça. O funcionário do Laboratório de Análises Clínicas do hospital teria se passado por médico para realizar exames ginecológicos em gestantes do setor de maternidade.

Três abusos teriam ocorrido nos últimos dias — dois na quinta-feira e um na sexta. O caso teria vindo à tona depois que uma das pacientes desconfiou do suposto exame realizado pelo suspeito e acionou a enfermagem.

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso, já que o suposto autor é servidor público federal. O delegado Diogo Caneda pediu e a Justiça Federal concedeu o afastamento do servidor das funções e que ele não tenha acesso ao hospital.


Conforme o gerente administrativo do Husm, João Batista de Vasconcellos, será aberto, nesta segunda-feira, Processo Administrativo Disciplinar para investigar a conduta do funcionário, já que os atos teriam sido cometidos durante o trabalho. Em geral, o prazo para o processo é de 90 dias, mas Vasconcellos diz que será feito o mais rápido possível, respeitando o direito à defesa do suspeito.