sábado, 16 de agosto de 2014

INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR DA UFSM COMEÇAM NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA


Por unanimidade, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na manhã de ontem, sexta-feira, aprovou  o edital e o Manual do Candidato do vestibular 2014 da UFSM.
As inscrições começam no dia 20 de agosto e vão até 22 de setembro. A previsão é que o listão seja divulgado até o fim de dezembro.

Também ficou definido que a UFSM utilizará 20% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para compor a do vestibular, que haverá reserva de metade das vagas para cotistas e as prova do PS1 serão aplicadas, com conteúdos do 1º ano do Ensino Médio.
Mais oportunidades de ingresso
Para este vestibular, serão mais de 4,6 mil vagas distribuídas em 105 graduações nos quatro campi (Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins). O recém inaugurado campus de
Cachoeira do Sul oferece vagas somente via Sisu.

Dois novos cursos na área de engenharia são as novidades desta edição do vestibular. Engenharia Aeroespacial é a primeira graduação desta área no Estado. Serão abertas 40 oportunidades para o curso que tem como objetivo desenvolver novas tecnologias para uso na aviação, sistemas defensivos e exploração espacial.
Para a graduação de Telecomunicação, serão 50 vagas. Os profissionais poderão atuar na área da informática e no campo de segurança da informação por meio de redes de comunicação global.

EM RESUMO
- Inscrições: de 20 de agosto a 22 de setembro
- Provas: 12, 13 e 14 de dezembro
- Metade das 4.666 vagas serão reservadas para cotistas
- A nota da prova será composta por 20% da nota do Enem 2014
- Listão: no final de dezembro
- Período de confirmação de vagas: de 26 a 30 de janeiro de 2015

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VANDALISMO EM SÃO VICENTE DO SUL



Na madrugada desta sexta-feira (15) vândalos arrombaram e colocaram fogo num escritório de advocacia na Rua 7 de Setembro no centro de São Vicente do Sul. Por volta das 3h vizinhos ouviram um forte barulho, ao sair para rua, viram um princípio de incêndio no escritório, causado provavelmente por uma garrafa com material combustível, a qual teria causado o arrombamento da porta. A Brigada Militar foi chamada e com ajuda dos vizinhos o fogo foi controlado a tempo sem maiores consequências. O caso está sendo investigado pela polícia.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Casal é agredido a coronhadas



Um senhor de 40 anos ao chegar na residência da sua ex-companheira na rua Cipriano Davila para deixar sua filha foi dominado dentro do carro por dois desconhecidos que o levaram para dentro da casa e lhe deram coronhadas no rosto. A ex também foi agredida na cabeça. A filha do casal  (de 12 anos) viu tudo e gritou por socorro, fazendo-os fugir.. Nada foi roubado. A mulher foi hospitalizada e ainda não pode ser ouvida pela polícia.

BR-287 ESTÁ NA ROTA DAS MELHORIAS QUE SERÃO FEITAS PELO DENIT

Foto: Ronald Mendes

A BR-287, que liga Santa Maria a São Borja, é uma das rodovias da região que mais precisa de reparos. Para melhorar a estrada, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) planeja obras pontuais, além de uma operação tapa-buracos que se iniciou na tarde de terça-feira, no trecho entre Santa Maria e São Vicente do Sul.
Obras na Faixa Nova de Camobi, como a construção de uma rótula de acesso à Vila Maringá e de um refúgio central no acesso a condomínios residenciais já eram planejadas no ano passado, mas a desistência da Mafrense, empresa que venceu a licitação para o Contrato de Restauração e Manutenção (Crema), foi o primeiro impasse. Agora a Cotrel, nova vencedora de licitação, já assinou o contrato de R$18 milhões e aguarda a publicação no Diário Oficial.
Este é o primeiro passo para a elaboração dos projetos. O superintendente regional do Dnit, João Carlos Tonetto, explica que não há previsão de datas em função do trâmite, mas espera que o projeto da rótula comece a ser elaborado ainda neste ano. Depois da aprovação, é preciso que o recurso seja liberado, já que os planos não estão incluídos no Crema.
- Obras na Faixa Nova necessitam de um orçamento além do contrato, mas o Crema prevê este tipo de adicional em casos urgentes. E não existe um caso mais urgente em Santa Maria do que a Faixa Nova - diz Tonetto.

Enquanto as mudanças na Faixa Nova seguem sem previsão, o que já saiu do papel, na BR-287, foi a operação tapa-buraco entre Santa Maria e São Vicente do Sul. O trabalho começou ontem, entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul.
Fonte: Diário de Santa Maria

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Empréstimo foi a pauta na sessão

Essa segunda os vereadores de São Vicente se reuniram mais uma vez e essa semana a discussão ficou por conta do  projeto enviado para o legislativo que autoriza a prefeitura a tirar um empréstimo de 700 mil para recapar a 20 de setembro. Funcionários do Instituto Federal e até o diretor da instituição compareceram na sessão para tentar convencer os vereadores a aprovar o projeto. No final da sessão o projeto ficou na casa para que o prefeito e o vice expliquem melhor detalhes como: pagamento, juros e tipo de obra que será feito.


MORRE O CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EDUARDO CAMPOS



O Jato Cesna, prefixo PR-AFA, caiu na área urbana de Santos, no litoral paulista, por volta das 10h15; estava a bordo o presidenciável Eduardo Campos, a  candidata vice-presidente Marina Silva não estava na aeronave; O candidato do PSB era esperado para compromisso a partir da Base Aérea do Guarujá; ele estava no Rio de Janeiro ontem, de onde o aparelho decolou; candidato a vice-governador, Marcio França, que esperava o presidenciável, afirmou ter feito último contato com ele às 9 horas da manhã; perícia isola e verifica área atingida por queda da aeronave; FAB informou que aeronave destruída fez o mesmo trajeto que estava estabelecido para o aparelho que carregava Campos; candidata a vice Marina Silva também poderia estar à bordo.

Assim foi confirmada a presença do candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, no jato que caiu por volta de 10h15 desta manhã, em Santos, no litoral paulista. 


O candidato do PSB à presidência da República, Eduardo Campos, estava em 3º lugar na corrida presidencial, conforme pesquisas. Eduardo Campos tinha 49 anos e foi, por duas vezes, governador de Pernambuco. Entre 2004 e 2006 foi ministro do ex-presidente Lula, comandando a Ciência e Tecnologia.

terça-feira, 12 de agosto de 2014


Sem Joaquim Barbosa, STF começa a liberar os bandidos condenados do Mensalão. José Genoíno já está na rua

Ex-presidente nacional do PT, condenado por sua atuação como bandido da quadrilha do Mensalão, o ex-deputado José Genoíno foi liberado da prisão por ordem do ministro Roberto  Barroso, STF.

- A liberdade do petista que ajudou a implementar o mais sórdido esquema de corrupção de eleitores e parlamentares da história brasileira, abre caminho para que seus outros companheiros também sejam soltos.

- José Genoino foi para o semiaberto para o aberto, que em Brasília é automaticamente convertido para o domiciliar.


- Após sair da Papuda, ele assinou o termo que estabelece as condições do regime aberto.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Marco Maia quer Contadora do doleiro na CPMI da Petrobrás
os sentido dos ponteiros do relógio, Maia, o doleiro Youssef e Meire
O deputado Marco Maia, PT do RS, disse neste domingo que a contadora do doleiro Alberto Youssef, que foi capa da revista Veja neste final de semana, será convocada para a CPMI (CPI do Congresso) da Petrobrás.
- Marco Maia é relator da CPMI.

- Meire Poza, que administrava a contabilidade do doleiro Alberto Yousseff, revelou ponte entre grandes empreiteiras e políticos, atuando no financiamento de campanhas políticas. 

- O depoimento da contadora foi prestado na Polícia Federal e está sob juramento.

-"Eram malas e malas de dinheiro", disse Meire Poza aos policiais e depois para os repórteres de Veja.

- Ela listou os corruptos:

PARLAMENTARES
- André Vargas, PT, deputado que responde a ´processo de cassação.
 - Cândido Vaccarezza, deputado do PT.
- Senador Fernando Collor
- Deputado Luiz Argôlo, SDD
- Ex-ministro Mário Negromomente, PP

PARTIDOS
PT,PP, PMDB

EMPREITEIRAS
Mendes Júnior


Camargo Corrêa

Desconto para mal pagadores




Na semana passada o presidente do legislativo, Davi Sete (PT) entrou com um requerimento pedindo para que a prefeitura de desconto para o contribuinte que pagar seus impostos que estão atrasados. Gilberto Rosa (PP) deu contra e disse que paga sempre seus impostos em dia e quem atrasa divida não merece ter desconto e sim quem paga em dia.

domingo, 10 de agosto de 2014


 Operação Lava-Jato: Contadora  do doleiro Youssef desnuda seu esquema de pagamento de propina

O repórter Robson Bonin disponibiliza na revista Veja desta semana o corrosivo diálogo que manteve em Curitiba com a contadora do doleiro Youssef, Operação Lava Jato, capaz de incendiar novamente as investigações e ampliar o escândalo que envolve empreiteiras, políticos como Cândido Vacarezza, deputado do PT, e Fernando Collor, além do ex- diretor da Petrobrás, Paulo Costa:

Meire Poza – "O Beto (Youssef) lavava o dinheiro para as empreiteiras e repassava depois aos políticos e aos partidos. Era mala de dinheiro pra lá e pra cá o tempo todo."
Meire Poza – "O Beto (Youssef) lavava o dinheiro para as empreiteiras e repassava depois aos políticos e aos partidos. Era mala de dinheiro pra lá e pra cá o tempo todo." (Jefferson Coppola/VEJA)
  
Meire Poza – "O Beto (Youssef) lavava o dinheiro para as empreiteiras e repassava depois aos políticos e aos partidos. Era mala de dinheiro pra lá e pra cá o tempo todo"

Meire Poza – "O Beto (Youssef) lavava o dinheiro para as empreiteiras e repassava depois aos políticos e aos partidos. Era mala de dinheiro pra lá e pra cá o tempo todo." (Jefferson Coppola/VEJA)
  
É um clássico. As organizações mafiosas caem com maior rapidez quando alguém de dentro decide contar tudo. O que se vai ler nesta reportagem é justamente a história de alguém que, tendo participado do núcleo duro da quadrilha que girava em torno do doleiro Alberto Youssef, pego na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, resolve contar tudo o que fez, viu e ouviu. Meire Bonfim Poza participou de algumas das maiores operações do grupo acusado de lavar 10 bilhões de reais de dinheiro sujo, parte desviada de obras públicas e destinada a enriquecer políticos corruptos e corromper outros com o pagamento de suborno. Meire Poza viu malas de dinheiro saindo da sede de grandes empreiteiras, sendo embarcadas em aviões e entregues às mãos de políticos. Durante três anos, Meire manuseou notas fiscais frias, assinou contratos de serviços inexistentes, montou empresas de fachada, organizou planilhas de pagamento. Ela deu ares de legalidade a um dos esquemas de corrupção mais grandiosos desde o mensalão. Meire sabe quem  pagou, quem recebeu, quem é corrupto, quem é corruptor. Conheceu de perto as engrenagens que faziam girar a máquina que eterniza a mais perversa das más práticas da política brasileira. Meire Poza era a contadora do doleiro Alberto Youssef — e ela decidiu revelar tudo o que viu, ouviu e fez nos três anos em que trabalhou para o doleiro.