sábado, 2 de maio de 2015

Ministério Público Federal abre investigação contra Lula por tráfico internacional de influência, afirma Época

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação contra o ex-presidente Lula por tráfico de influência internacional e no Brasil, revela reportagem da revista Época desta semana. O petista, informa a publicação, é suspeito de intermediar a liberação de empréstimos bilionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para obras da construtora Odebrecht no exterior.

De acordo com a reportagem, o BNDES emprestou ao menos US$ 4,1 bilhões – R$ 12,3 bilhões – à Odebrecht para obras em países como Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba.

Documentos obtidos pela revista revelam que parte desses recursos foram liberados após viagens internacionais de Lula, bancadas pela construtora, para encontros com presidentes desses países, como os de Gana e da República Dominicana.

A reportagem destaca que Lula, após deixar a Presidência, em 2010, passou a viajar com freqüência para países alinhados ideologicamente com PT, alguns deles comandados por líderes com pouco apreço pela democracia.

Época afirma que Lula tornou-se o principal lobista do Brasil. “Lula abriu um instituto com seu nome. Passou a fazer por fora (como ex-presidente) o que fazia por dentro (como presidente). Decidiu continuar usando sua preciosa influência. Usou o prestígio político para, em cada negócio, mobilizar líderes de dois países em favor do cliente, beneficiado em seguida com contratos governamentais lucrativos. Lula deu início a seu terceiro mandato. Tornou-se o lobista em chefe do Brasil”, informa a reportagem.

Leia reportagem completa no site da revista Época.

JUSTIÇA FEDERAL PRORROGA INSCRIÇÕES NO FIES

Resultado de imagem para fiesJustiça Federal de Mato Grosso determinou nesta quinta-feira (30) à noite que a União prorrogue o prazo para quem quer ingressar pela primeira vez no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
As inscrições deveriam ter sido encerradas às 23h59 desta quinta, mas liminar concedida pelo juiz Raphael Cazelli de Almeida Carvalho prorroga o prazo por tempo indeterminado. O juiz atendeu pedido da Defensoria Pública da União. A decisão vale para todo país.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Reunião deve definir quem vai administrar hospital regional

Encontro marcado para terça-feira deve chancelar Ebserh na gestão



Parece que as discussões em torno da gestão do hospital regional estão próximas do fim. Depois de um encontro na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, uma nova reunião ficou marcada para a próxima terça-feira onde será definido com quem ficará a administração do hospital. O encontro será entre todos os secretários de Saúde dos 32 municípios que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e fazem parte da Comissão de Intergestores Regionais (CIR). A reunião será na sede da 4ª CRS, em Santa Maria, às 9h.

— Neste dia, queremos bater o martelo em relação à gestão. 98% das pessoas que participaram do encontro na assembleia se posicionaram favoráveis à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) — afirma o deputado estadual Valdeci Oliveira, presidente da Comissão de Saúde da assembleia.


O diretor da secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Britto afirma que o Estado ainda não tem uma posição final sobre a gestão. Entretanto, Valdeci garante que o Estado se comprometeu a assinar embaixo da decisão a ser tomada na quarta, além de garantir recursos para o funcionamento do hospital.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Banco Central eleva juro básico para 13,25% ao ano

Última alta, em março, elevou a Selic para 12,75%, maior taxa desde janeiro de 2009



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) para 13,25% ao ano, uma alta de 0,5 ponto percentual. É a quinta alta seguida da taxa, que atinge o maior patamar desde janeiro de 2009, quando estava em 13,75% ao ano. Na última correção, em março, o Copom havia elevado a Selic para 12,75%.

Entre as razões que explicam a elevação está a perspectiva de alta da inflação. A taxa é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sob controle. O Copom estabelece, oficialmente, a meta em 4,5%, com tolerância de dois pontos, podendo chegar a 6,5%.

No último Relatório de Inflação, porém, o próprio BC admitiu que 2015 deve terminar com o índice em 7,9%. Neste ano, a inflação está sendo pressionada pelos aumentos nos preços de energia e combustíveis.


A decisão do Copom foi unânime em um momento delicado na economia brasileira. Embora ajude no controle dos preços, o aumento da taxa Selic prejudica a economia, que atravessa um ano de recessão, com queda na produção e no consumo.

terça-feira, 28 de abril de 2015

SERVIDORES DA POLÍCIA CIVIL E DA SUSEPE PARALISAM ATIVIDADES NESTA TERÇA

Durante todo o dia, os servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Polícia Civil irão paralisar parcialmente suas atividades nesta terça-feira. O objetivo é chamar a atenção para a situação atual da segurança pública e para os cortes do governo estadual na área.

Entre os motivos para a paralisação estão o receio do não pagamento do reajuste salarial previsto para maio, a necessidade de mais recursos para a polícia e a nomeação de aprovados no último concurso.

domingo, 26 de abril de 2015

JOVEM MORRE EM ACIDENTE EM SÃO VICENTE DO SUL


O jovem Plínio Magnus Silveira, 25 anos, morreu na madrugada deste domingo num acidente na RSC 241, entre São Vicente e São Francisco. O Pálio que ele dirigia saiu da pista e bateu numa árvore. O rapaz ficou preso às ferragens. Plínio morava em São Vicente e cursava Agronomia na URI Santiago. Deixa noiva e uma filha pequena. A tragédia causou grande comoção na cidade.

Fonte: Nova Pauta

Cinzas de vulcão cobrem quase todo Rio Grande do Sul



As cinzas do vulcão chileno Calbuco já cobrem grande parte do Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, conforme mostram imagens de satélite. Segundo a Climatempo, apenas o Extremo Norte não está encoberto pela nuvem. O meteorologista do Grupo RBS Cléo Kuhn diz que as cinzas estão a uma altitude de 13 mil metros e, por isso, não afetam voos.

Fotos impressionantes mostram a erupção de vulcão no Chile
Voo da American Airlines é cancelado no Salgado Filho


O fenômeno chegou mais fraco ao sul do Brasil. Ao contrário do Chile e da Argentina, que tiveram chuva de cinzas, no Rio Grande do Sul, os gaúchos poderão ver uma névoa durante o dia e um céu mais acinzentado. A Infraero informou que o fenômeno não afeta as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. O terminal está aberto e opera por instrumentos por causa da neblina.