Prefeitos definiram ações para garantir acesso provisório após interdição de ponte na BR-287
Os Prefeitos Vale do
Jaguari estiveram reunidos na tarde de ontem, na prefeitura de São Vicente do
Sul, para tratar sobre desvio da BR-287, em virtude do comprometimento da ponte
localizada sobre a Várzea do Rio Toropi. Num primeiro momento, resolveram solicitar
ao comando da Brigada Militar (5º Regimento de Polícia Montada, com sede em
Santiago), atenção especial de patrulhamento, principalmente no período
noturno, junto à propriedade de Fernando Palharini, no município de Mata, por
onde está sendo desviado o trânsito durante o período que durar as obras de um
acesso lateral à ponte avariada. O Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) começou ontem a construção de um desvio ao lado da ponte,
com pedras. A obra emergencial deve durar três semanas.
O prefeito de Santiago,
Julio Ruivo (PP), e também presidente da Associação dos Municípios da Região
Centro, destacou que os prefeitos elaboraram documento ao Dnit para que faça
uma avaliação das demais pontes e a real situação de cada uma, garantindo com
isso um trabalho preventivo em relação a outras ocorrências que possam surgir
com o passar do tempo. Também ficou decidido esforço conjunto das prefeituras
do Vale do Jaguari para melhorar as condições do desvio por estrada de terra,
incluindo a construção de bueiros, garantindo com isso recursos públicos, já
que o contorno por Cacequi é considerado de longa distância para qualquer
município localizado no Vale do Jaguari. O prefeito de São Vicente do Sul,
Fernando Pahin, está solicitando autorização dos proprietários por onde passa o
desvio para que as prefeituras possam colocar cascalho na estrada e promover as
melhorias necessárias para a trafegabilidade.
Mutirão – A prefeitura de São Vicente do Sul vai participar com
tubos e mão de obra. Mata, Cacequi, Jaguari, Unistalda e Nova Esperança do Sul
fornecerão caçambas. Já Capão do Cipó doará tubos para os bueiros e a
prefeitura de Santiago, uma retroescavadeira hidráulica para carregar cascalhos
nos caminhões que irão trabalhar na estrada. Os serviços iniciam já nesta
semana, conforme as condições favoráveis do tempo.
Para quem se dirige de
Santiago a Santa Maria, a rota alternativa de menor quilometragem (cerca de
oito quilômetros de estrada de chão) é o desvio próximo da entrada para o
município de Mata, ou via balsa, entrando pela cidade de Mata (aproximadamente
20 quilômetros de chão) até o rio. Por asfalto, a viagem entre Santiago e Santa
Maria deve ser feita via Cacequi, acrescendo 115 quilômetros, totalizando 267
quilômetros entre os dois municípios.
Sete meses – Ontem, o Dnit informou que a construção de uma nova ponte
poderá levar até sete meses. A data de início da obra não está definida. A
estrutura da BR-287, entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul, cedeu cerca
de um metro e precisará ser demolida. A rodovia tem tráfego diário de 5 mil
veículos
Jones Diniz