sexta-feira, 8 de agosto de 2014

MP OUVIRÁ PIÁ E SANTA CLARA SOBRE A SUPOSTA FRAUDE NO LEITE

    Ministério da Agricultura detectou  traços de álcool em lotes de produtos




O Ministério Público (MP) Estadual vai ouvir nesta sexta-feira as cooperativas  Piá e Santa Clara, em audiências marcadas para as 14h30min e 15h30min na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital. “Vamos apurar as responsabilidades”, disse o promotor de Direito do Consumidor Alcindo Bastos.
O MP vai investigar em que momento teria sido feita a possível fraude com adição de álcool etílico ao leite cru, constatada em fiscalizações de rotina do Ministério da Agricultura (Mapa). As indústrias, que negam a suposta adulteração, apresentarão seus argumentos, entre eles o controle da qualidade por meio de rastreabilidade, os investimentos em tecnologia e o cumprimento dos parâmetros estabelecidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
A Piá garante que em todos os testes feitos nos lotes suspeitos não foram constatadas irregularidades. Já a Santa Clara reitera que, diariamente, são realizadas mais de 6 mil análises.
Enquanto isso, o consumidor tem a garantia da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) de que o leite UHT integral da Piá, identificado com suposta adição de álcool etílico já foi recolhido pela cooperativa. A orientação para quem tiver o produto (L02/2 e L2-3), fabricado em 26 de junho e data de validade até 26 de outubro de 2014, pode efetuar a troca no supermercado mediante apresentação da nota fiscal.
O SAC da cooperativa Piá também está fazendo recolhimento e substituição do leite, inclusive buscando o produto na residência do consumidor. O telefone de contato é 0800-9702099. O requeijão light foi recolhido em depósito.

Já no caso dos produtos da Santa Clara não haverá recolhimento, pois o leite indicado pelo Mapa com problema foi embalado no formato pasteurizado, cujo prazo de validade é bem inferior ao UHT e já expirou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário