quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dilma inicia nesta quinta novo mandato



A presidente Dilma Roussef inicia nesta quinta-feira seu segundo mandato. Para a posse, são esperadas ao menos 44 altas autoridades estrangeiras. Encabeçam a lista o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o vice-presidente da China, Li Yuan Chao; e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

Da América do Sul, José Mujica, atual presidente do Uruguai, chega a Brasília a acompanhado de seu sucessor, Tabaré Vázquez, eleito presidente em novembro. Confirmaram presença a presidente do Chile, Michelle Bachelet, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o líder paraguaio Horácio Cartes. Colômbia e Argentina serão representadas pelos vices, Angelino Garzón e Amado Boudou, respectivamente. Da Europa virão o vice-chefe de governo da Rússia, Alexander Torshin, o vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas, e o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven.

Passada a cerimônia de posse, a presidente seguirá no dia seguinte para a Base Naval de Aratu. Ela ficará mais quatro dias descansando no litoral baiano e deve retornar a Brasília na próxima segunda-feira.

Roteiro da posse


• Dilma sai do Palácio da Alvorada em comboio normal e se desloca até a Catedral de Brasília, onde passará para o Rolls Royce, no qual também estará o vice-presidente Michel Temer.

• Seguirá no Rolls-Royce da catedral até a entrada do Congresso Nacional, onde deve chegar às 15h.

• No plenário da Câmara, ela faz o juramento

• Segue para o Palácio do Planalto. Após subir a rampa, Dilma falará à Nação no parlatório do palácio.

• Recebe cumprimentos de autoridades e convidados, dá posse aos ministros e faz fotos oficiais.

• A última etapa da cerimônia será uma recepção no Palácio Itamaraty

Nenhum comentário:

Postar um comentário