quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sartori diz a empresários que enviará projeto de aumento de ICMS à Assembleia nesta quinta-feira



Em mais um dia de articulações políticas, o governador José Ivo Sartori comunicou aos líderes de entidades empresariais a decisão de enviar nesta quinta-feira, à Assembleia, o projeto para aumentar impostos no Estado.

O governo corre contra o tempo para conseguir romper resistências e convencer a base a aprovar o texto, que pode render R$ 2 bilhões anuais extras ao Tesouro estadual, a partir de 2016.

Sartori faz bateria de reuniões com deputados por aumento de impostos

Disposto a pedir a compreensão dos setores contrários à medida, Sartori recebeu empresários em duas reuniões, uma pela manhã e outra à tarde. Na campanha, ele havia prometido não elevar o ICMS, mas o agravamento da crise nas finanças teria provocado a reviravolta.

Em ambos os encontros, Sartori contou com a ajuda do vice-governador, José Paulo Cairoli, ex-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), para sensibilizar os interlocutores.

— O governador comunicou que o projeto será apresentado e pediu o nosso apoio, mas sabe que não terá. Entendemos que elevar tributos, em um momento de crise, é um tiro no pé — disse Ricardo Russowsky, atual presidente da Federasul.


Sartori ofereceu chimarrão e evitou entrar em atritos. Falou mais do que o vice, visivelmente constrangido — até assumir o cargo, Cairoli sempre foi refratário a tarifaços. Apesar disso, não conseguiu garantir adesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário