quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Já está valendo novo sistema que deve aumentar a conta em fevereiro



Começou a valer neste mês um novo sistema de cálculo da tarifa de energia elétrica, que leva em conta as condições de geração. Quando falta chuva, e os reservatórios das hidrelétricas ficam baixos, o custo de produção de energia aumenta, pois muitas vezes é necessário recorrer às usinas térmicas, mais caras.
Até 2014, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor e implantou o sistema, esse custo era absorvido pelas concessionárias de distribuição, que só podiam recuperar o prejuízo quando a tarifa fosse reajustada, uma vez por ano. Agora, o custo maior será repassado mensalmente ao consumidor.
O Sistema de Bandeiras Tarifárias indica o custo da geração de energia com a ajuda das cores do semáforo (veja acima). Verde é a cor que indica que o consumidor pagará o preço normal pelo abastecimento. Caso faltem chuvas em certa época do ano e região, a Aneel atribuirá a bandeira amarela ou vermelha para o mês seguinte, o que aumenta o preço da unidade de energia, o kilowatt/hora.
O custo da energia também é afetado por uma previsão de consumo maior, como alta de temperaturas. Quando se prevê que haverá mais consumo de energia e dificuldade na geração, as termelétricas entram em operação para compensar a alta de consumo ou a falta de água nas hidrelétricas.

Nas contas de luz a serem pagas agora, referentes ao consumo de dezembro, consta que a bandeira é vermelha para janeiro. Isso significa que a conta que virá em fevereiro será mais cara do que o normal. Sabendo disso com antecedência, o consumidor pode se antecipar e dar um jeito de poupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário