quinta-feira, 30 de abril de 2015

Banco Central eleva juro básico para 13,25% ao ano

Última alta, em março, elevou a Selic para 12,75%, maior taxa desde janeiro de 2009



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) para 13,25% ao ano, uma alta de 0,5 ponto percentual. É a quinta alta seguida da taxa, que atinge o maior patamar desde janeiro de 2009, quando estava em 13,75% ao ano. Na última correção, em março, o Copom havia elevado a Selic para 12,75%.

Entre as razões que explicam a elevação está a perspectiva de alta da inflação. A taxa é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sob controle. O Copom estabelece, oficialmente, a meta em 4,5%, com tolerância de dois pontos, podendo chegar a 6,5%.

No último Relatório de Inflação, porém, o próprio BC admitiu que 2015 deve terminar com o índice em 7,9%. Neste ano, a inflação está sendo pressionada pelos aumentos nos preços de energia e combustíveis.


A decisão do Copom foi unânime em um momento delicado na economia brasileira. Embora ajude no controle dos preços, o aumento da taxa Selic prejudica a economia, que atravessa um ano de recessão, com queda na produção e no consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário