segunda-feira, 20 de julho de 2015

Chuva afeta 63 cidades e mais de 47 mil pessoas no RS

Situação de cidades da Região Metropolitana alarma Defesa Civil, e nível do Rio Uruguai segue aumentando em algumas regiões

                                                   O Rio Gravataí sobe quatro centímetros por hora em Cachoeirinha                                                    Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Sobe para 63 o número de cidades atingidas pelas chuvas. Já são mais de 47 mil pessoas afetadas, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, e há mais de 2,7 mil em abrigo. O governo do Estado decretou situação de emergência coletiva para 26 cidades.

Na Região Metropolitana, as chuvas que caem desde a madrugada de segunda-feira agravaram a situação, e a previsão de mais precipitação até terça-feira deixa a Defesa Civil em alerta.

— Muitas pessoas que tinham retornado para suas residências tiveram as casas atingidas novamente — afirma o tenente-coronel Alexandre Martins, chefe da Defesa Civil, citando cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Esteio, onde já choveu mais de 70 mm nesta segunda-feira.

 A cheia do Rio Uruguai também aumenta em algumas cidades. Em Uruguaiana, enquanto na última sexta-feira o nível do rio estava em 7 metros, no final da tarde desta segunda-feira, chegava a 9,42 metros. Em Itaqui, o nível tem aumentado 2 centímetros por hora, chegando a 10,10 metros. Mais de 730 pessoas tiveram que deixar suas casas, e mais famílias seguem sendo removidas. Os bairros afetados são Ponte Seca, Centro, Cerrinho Dois Umbus, Várzea, Ênio Sayag, Estação e 24 de Maio. A Defesa Civil local estima que o ápice da cheia ocorra nesta terça-feira à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário