Foto: Ronald Mendes
A BR-287, que liga
Santa Maria a São Borja, é uma das rodovias da região que mais precisa de
reparos. Para melhorar a estrada, o Departamento Nacional de Infraestrutura e
Transportes (Dnit) planeja obras pontuais, além de uma operação tapa-buracos
que se iniciou na tarde de terça-feira, no trecho entre Santa Maria e São
Vicente do Sul.
Obras na Faixa Nova de
Camobi, como a construção de uma rótula de acesso à Vila Maringá e de um
refúgio central no acesso a condomínios residenciais já eram planejadas no ano
passado, mas a desistência da Mafrense, empresa que venceu a licitação para o Contrato
de Restauração e Manutenção (Crema), foi o primeiro impasse. Agora a Cotrel,
nova vencedora de licitação, já assinou o contrato de R$18 milhões e aguarda a
publicação no Diário Oficial.
Este é o primeiro passo
para a elaboração dos projetos. O superintendente regional do Dnit, João Carlos
Tonetto, explica que não há previsão de datas em função do trâmite, mas espera
que o projeto da rótula comece a ser elaborado ainda neste ano. Depois da
aprovação, é preciso que o recurso seja liberado, já que os planos não estão
incluídos no Crema.
- Obras na Faixa Nova
necessitam de um orçamento além do contrato, mas o Crema prevê este tipo de
adicional em casos urgentes. E não existe um caso mais urgente em Santa Maria
do que a Faixa Nova - diz Tonetto.
Enquanto as mudanças na
Faixa Nova seguem sem previsão, o que já saiu do papel, na BR-287, foi a
operação tapa-buraco entre Santa Maria e São Vicente do Sul. O trabalho começou
ontem, entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul.
Fonte: Diário de Santa Maria
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