quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Falece o Ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos

ex-ministro da Justiça e advogado Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (20), em São Paulo. A informação foi dada pela equipe médica do Hospital Sírio-Libânes, onde Thomaz Bastos foi internado na terça-feira, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, de acordo com boletim médico.
O velório começou às 15h, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Hoje o corpo do ex-ministro será encaminhado ao Crematório do Horto da Paz, em Itapeceria da Serra, na Grande São Paulo.
Perfil – Márcio Thomaz Bastos nasceu na cidade de Cruzeiro (SP). Formou-se em 1958 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Entre os anos de 1983 e 1985 presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo. Em 1990, após a eleição do presidente Fernando Collor, integrou o governo paralelo instituído pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como encarregado do setor de Justiça e Segurança. Em 1992, participou ao lado do jurista Evandro Lins e Silva da redação da petição que resultou no impeachment de Collor.
Thomaz Bastos foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É fundador do movimento Ação pela Cidadania, juntamente com Severo Gomes, Jair Meneghelli e Dom Luciano Mendes de Almeida. É fundador do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário