A data do começo de
construção da nova ponte sobre a várzea do Rio Toropi, no km 313,5 da BR-287, é
uma incógnita. Atualmente, a importante ligação entre Santa Maria e São Borja,
na Fronteira da Argentina, é feita pelo desvio provisório construído ao lado da
antiga ponte. Conforme a assessoria de comunicação do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Porto Alegre, “a expectativa é de que
esta obra inicie ainda em novembro, mas apenas com a decretação da emergência
será possível divulgar a empresa e o orçamento da construção”. O número de
empresas que se candidataram para erguer a nova ponte não foi informado pela
assessoria de imprensa do órgão.
Em uma notícia
veiculada no site do Dnit (www.dnit.gov.br) no dia 31 de outubro, um dia depois
do desabamento da ponte, a informação era de que “o prazo para a apresentação
das propostas de valores será até o final da próxima semana”, portanto dia 7 de
novembro. Na mesma matéria veiculada no site consta que após o começo da obra,
“sete meses é o prazo estimado para a construção da nova ponte”.
O desvio provisório erguido
ao lado da ponte que cedeu possui 300 metros de extensão. Por ali, trafegam
aproximadamente 5 mil veículos por dia. Porém, o fluxo é proibido para
caminhões bitrem (compostos por sete eixos). “O desvio está funcionando
normalmente, porém possui essa restrição aos caminhões bitrem por causa do
excesso de peso”, diz o engenheiro João Carlos Tonetto, supervisor do Dnit em
Santa Maria.
A antiga ponte de
concreto de 80 metros de extensão e foi construída na década de 1970. Conforme
Tonetto, a nova estrutura terá 90 metros de extensão, 10 metros a mais que a
antiga. Também será mais larga para oferecer acostamento. Estima-se que o custo
da nova ponte será de R$ 4 milhões.
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