sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Impasse sobre o Início da obra da Nova Ponte sobre a Várzea do Rio Toropi


A data do começo de construção da nova ponte sobre a várzea do Rio Toropi, no km 313,5 da BR-287, é uma incógnita. Atualmente, a importante ligação entre Santa Maria e São Borja, na Fronteira da Argentina, é feita pelo desvio provisório construído ao lado da antiga ponte. Conforme a assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Porto Alegre, “a expectativa é de que esta obra inicie ainda em novembro, mas apenas com a decretação da emergência será possível divulgar a empresa e o orçamento da construção”. O número de empresas que se candidataram para erguer a nova ponte não foi informado pela assessoria de imprensa do órgão.
Em uma notícia veiculada no site do Dnit (www.dnit.gov.br) no dia 31 de outubro, um dia depois do desabamento da ponte, a informação era de que “o prazo para a apresentação das propostas de valores será até o final da próxima semana”, portanto dia 7 de novembro. Na mesma matéria veiculada no site consta que após o começo da obra, “sete meses é o prazo estimado para a construção da nova ponte”.
O desvio provisório erguido ao lado da ponte que cedeu possui 300 metros de extensão. Por ali, trafegam aproximadamente 5 mil veículos por dia. Porém, o fluxo é proibido para caminhões bitrem (compostos por sete eixos). “O desvio está funcionando normalmente, porém possui essa restrição aos caminhões bitrem por causa do excesso de peso”, diz o engenheiro João Carlos Tonetto, supervisor do Dnit em Santa Maria.

A antiga ponte de concreto de 80 metros de extensão e foi construída na década de 1970. Conforme Tonetto, a nova estrutura terá 90 metros de extensão, 10 metros a mais que a antiga. Também será mais larga para oferecer acostamento. Estima-se que o custo da nova ponte será de R$ 4 milhões.

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