terça-feira, 23 de dezembro de 2014

UFSM decide pela extinção do vestibular e adesão ao Sisu



Em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 23,  o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiu pela reserva de vagas em 80% para estudantes através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O modelo utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso às universidades. O restante das vagas da UFSM serão reservadas aos estudantes que ainda realizarão as provas do Processo Seletivo Seriado 2 e 3, previsto para ser extinto em 2016.
O resultado foi de 35 votos favoráveis contra quatro votos contrários. Após a fase de transição dos PS2 e PS3, os estudantes só ingressarão na UFSM através das notas obtidas no Enem. O Exame é realizado por estudantes de todo o país, anualmente, e é o modelo utilizado pelo Sisu para classificação de vagas. A pauta decidida pelo Cepe poderá retornar, ao longo dos anos de transição, à mesa de discussão do Conselho.

A reunião que iniciou a discussão transcorreu na semana passada, mas um pedido de vistas do relator adiou o debate – e a decisão – para a manhã desta terça. Anteriormente, a decisão do Cepe – de adesão total ao Sisu – foi contestada e parou na Justiça, obrigando a instituição a realizar normalmente o processo seletivo (único e seriados) – o vestibular – durante o mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário