domingo, 11 de janeiro de 2015

Mapa da Violência – Criminalidade no interior

Um dos problemas mais sérios do País é o número de homicídios, que atinge principalmente jovens das regiões mais pobres nas periferias. Em uma década, a violência migrou das grandes cidades para o interior. É o que aponta o último Mapa da Violência do país, que traz o registro de 56.337 assassinatos. Esse número corresponde a 29 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes e é o maior da série histórica do estudo, divulgado a cada dois anos, e que tem como base o Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.

  Em 2002, o índice era de 28,5 por cem mil habitantes. A maior queda foi registrada em 2007, quando esse índice chegou a 25,2. Segundo o coordenador do estudo, Julio Jacobo Waiselfisz, sociólogo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o mapa mostra a tendência da violência de migrar dos grandes centros para o interior. Se nesta década o número de homicídios permaneceu quase o mesmo, ele diminuiu em cidades como Rio, São Paulo e Recife, mas migrou para cidades médias e pequenas.

 Um exemplo é Santa Maria, que registrou 51 assassinatos em 2014, 11 a mais que em 2013. Em 2015, já são dois assassinatos.
“Por um lado, pode-se dizer, sim, que o crime migrou porque foi mais bem combatido nas cidades, mas também foram as relações que se deterioraram. Um grande número de mortes ocorre por desavenças que acabam em brigas e até mesmo em mortes”, diz o coordenador do Mapa da Violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário