sexta-feira, 8 de maio de 2015

Desemprego no RS sobe para 5,6% no primeiro trimestre, aponta IBGE



A taxa de desocupação no Rio Grande do Sul cresceu 1,1% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira. O índice total ficou em 5,6%. Apesar da alta no Estado, o resultado ainda é inferior à média nacional. A taxa de desemprego no Brasil neste primeiro trimestre ficou em 7,9%. O crescimento nacional é o maior desde o primeiro semestre de 2013.

Em relação à população, o RS tem 9,3 milhões de pessoas em idade para trabalhar (mais do que 14 anos). Porém, considerada como força de trabalho, o número cai para 6 milhões.

A taxa de desocupação é o percentual dos desempregados em relação a força de trabalho. A maior taxa ficou concentrada na região Nordeste (9,6%) e a menor, no Sul (5,1%). Entre os estados, o Rio Grande do Norte registrou a maior taxa (11,5%) e Santa Catarina, a menor (3,9%). Um dos comportamentos dos trabalhadores que foi verificado na pesquisa é a grande desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos. A taxa atingiu 17,6%, bem maior à média total, que foi de 7,9%.


O nível da ocupação, que corresponde à parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar (mais do que 14 anos), foi de 56,2%, pouco abaixo dos 56,9% do trimestre anterior. Entre janeiro e março deste ano o nível de ocupação no Estado ficou em 60,6%, considerado estável em relação ao trimestre anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário