A
proposta do governo Temer de apostar em parcerias com a iniciativa privada deve
ser levada adiante logo e já prevê aumento da oferta de concessões no Rio
Grande do Sul. A equipe do presidente interino estuda incluir rodovias
estaduais e a segunda ponte do Guaíba no pacote de estradas federais.
Novo
ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS) já iniciou as tratativas com
os ministérios dos Transportes e Planejamento. O tema também passará pelo
recém-criado conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI),
coordenado por Moreira Franco, que tem a missão de destravar concessões.
RSC-287,
entre Santa Maria e Candelária, deve receber novo pedágio
O
governador José Ivo Sartori apoia a oferta de novos lotes, que ficou no forno
do governo Dilma. Ainda na gestão Dilma, a Empresa de Planejamento e Logística
(EPL) fechou a carteira com sugestões de novas rodovias para concessões. O
pacote reserva três blocos no Rio Grande, que somam 1,1 mil quilômetros e cerca
de R$ 16 bilhões em investimentos, com pedágios inferior a R$ 10 para cada 100
quilômetros. Os dados serão avaliados pela equipe de Temer.
Pedágio
deve ser instalado na RSC-287, entre Santa Maria e Paraíso do Sul
–
São todos projetos com viabilidade, concebidos para aprimorar o escoamento da
produção, a integração regional e a de modais – diz João Victor Domingues,
diretor de Planejamento da EPL, que deve deixar o cargo.
Dos
três novos blocos previstos aqui para o Estado, um deve ser aqui na região,
incluindo o corredor de exportação das BRs 158 e 392, de Cruz Alta até Santana
da Boa Vista, passando por Santa Maria, e também a RSC-287, de Santa Maria a
Tabaí, que estava no plano de concessões de Sartori.
Outros
dois trechos partem da divisão com Santa Catarina: um passa por Caxias até a
Região Metropolitana (BRs 116 e 448 e ERS-122) e o último inclui a BR-470 e
passa por Nova Prata e chega até a BR-290.
NA
REGIÃO
BR-158
+ BR-392 + RSC-287
–
De Cruz Alta a Santana da Boa Vista (158-392) e de Santa Maria a Tabaí (287) –
Extensão: 500 km
–
Prazo de concessão: 30 anos
–
Investimento estimado: R$ 6,7 b
Fonte: Diário de Santa Maria
Fonte: Diário de Santa Maria
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