domingo, 15 de maio de 2016

Greve nas escolas estaduais começa nesta segunda-feira

Greve nas escolas estaduais começa nesta segunda-feira  Adriana Franciosi/Agencia RBS




Os professores da rede estadual de educação iniciam, nesta segunda-feira, a greve aprovada na última sexta-feira em assembleia realizada na Capital.

O secretário-geral da direção do Cpers, Edson Garcia, considera que a greve foi deflagrada no momento necessário e acredita em boa adesão da classe. O secretário interino de Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, informou à Rádio Gaúcha que as faltas dos docentes grevistas serão descontadas do salário e que não deve haver reajuste nos vencimentos, devido à crise financeira do Estado. Em entrevista ontem à Rádio Gaúcha, Solange Carvalho, vice-presidente do Cpers, informou que o sindicato ingressou com um mandado de segurança na Justiça para que os dias de greve não sejam descontados. Além disso, a vice-presidente da entidade afirmou que o Executivo não está cumprindo liminar que deveria impedir o parcelamento dos salários.

As reivindicações dos professores incluem reajuste salarial de 13,1%, cumprimento da lei do piso da categoria, IPE com atendimento ampliado sem aumento na cobrança, fim do fechamento de turmas e merenda para todos os alunos. Conforme o Cpers, os pedidos foram enviados ao governo do Estado ainda em março, mas desde então não houve reuniões de negociação. Um encontro entre sindicalistas e representantes das secretarias de Educação, Fazenda e da Casa Civil deve ocorrer amanhã às 9h, no Palácio Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário