segunda-feira, 23 de junho de 2014


Intenção de consumo das famílias gaúchas despenca 21,2% em Junho

A intenção de consumo das famílias gaúchas registrou 106,0 pontos em junho, o que representa uma queda de 21,2% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Na comparação com junho de 2013, todos os componentes do indicador apresentaram quedas significativas. 

. O índice foi influenciado, principalmente, pela inflação, que recentemente atingiu o maior patamar dos últimos meses, seguido pela alta da taxa básica de juros (Selic), que encarece o crédito às pessoas físicas,  e pela conjuntura de baixo crescimento econômico. 

. O dado consta da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas – ICF, divulgada mensalmente pela Fecomércio-RS em Porto Alegre e que conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra.

. A informação é desta manhã. 
     
. Mesmo em queda, o ICF ainda se mantém em um patamar otimista, acima dos 100,0 pontos, puxado pelos indicadores  de situação do emprego e renda atual. 


                   Aumenta número de calotes nas lojas do RS


A inadimplência cresceu quase 15% no Rio Grande do Sul. A comparação é feita com maio e o mesmo mês do ano passado. Passou para 11,5%. É o percentual de consultas feitas ao SCPC e que apresentam restrição de crédito.

.O problema deve-se à persistência da inflação e a política de aumento de juros.


Jovens são os maiores devedores.  De 16 a 20 anos, o índice é de 40%. Vai caindo até alcançar 6,4%, que é a inadimplência entre os consumidores com mais de 70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário