sábado, 19 de julho de 2014

REITOR DA UFSM COMENTA O RETORNO DO VESTIBULAR 2014


O reitor da UFSM, Paulo Burmann, falou à reportagem da Rádio Gaúcha no começo da noite desta sexta-feira (18) e sentenciou os embates jurídicos em torno da realização ou não do vestibular deste ano da instituição. Burmann não esconde o seu descontentamento pelos sucessivos desdobramentos na esfera judicial:
"Ainda caberia recurso em outras instâncias, mas o importante é que a UFSM não vai mais recorrer da liminar do TRF (da 4ª Região, em Porto Alegre). Jamais iremos descumprir com qualquer lei, que seja qual for. Agora, o fazemos com muita contrariedade".
Para a próxima semana, o reitor acredita que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição deve ser convocado. A tendência, segundo Burmann, é que a data do vestibular seja mantida: 12, 13 e 14 de dezembro. Paulo Burmann acredita que a UFSM está cumprindo com o seu papel: assegurar a tranquilidade aos estudantes em sua preparação.
"Ainda caberia recurso em outras instâncias, mas olhamos com atenção e com seriedade para aqueles que realmente nos importam: os estudantes" - assegura. "Nossa posição mostra que não somos intransigentes embora isso é o que muitos maldosos digam por aí" - dispara Paulo Burmann.
Desrespeito à autonomia da UFSM preocupa o reitor
O reitor, que é sempre cuidadoso no uso das palavras, dessa vez resolveu elevar o tom. Para ele, a UFSM, por meio do Cepe, não teve sua autonomia respeitada:
"A autonomia da UFSM infelizmente não foi respeitada. Temos autonomia constitucional e prevista que lei que foi solenemente ignorada. Entendemos que o respeitos entre as instituições e às leis deveriam se sobressair, o que infelizmente não aconteceu".
A adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como a Federal deseja fica, agora, para 2015. Para o reitor Paulo Burmann, essa foi uma decisão que traz um prejuízo à expansão e democratização do Ensino Superior, mas ele olha com otimismo para o próximo ano:

"Infelizmente a UFSM teve uma ideia grande suplantada, mas em 2015 implantaremos o Sisu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário