terça-feira, 29 de julho de 2014

VACINA INFANTIL CONTRA HEPATITE A PASSA SER OFERECIDA PELO SUS

Imunização pretende atingir 95% do público-alvo, composto por quase 3 milhões de crianças entre 1 e 2 anos

                                          Foto Camila Nunes

O Ministério da Saúde comunicou na manhã desta terça-feira a inclusão da imunização contra a hepatite A no Calendário Nacional da Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo é atingir 95% do público-alvo, formado por 2,9 milhões de crianças entre 1 e 2 anos. A introdução da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. 
Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente 14 vacinas de rotina no calendário. Também segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a disponibilizar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A vacina, direcionada exclusivamente às crianças e realizada em dose única (injeção), ficará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até então, a imunização só era oferecida nos postos particulares.
– Com a oferta da vacina contra hepatite A, vamos garantir a vacinação universal e a proteção em termos de saúde pública. Já houve diminuição da circulação viral da hepatite A no país e com a vacinação podemos diminuir ainda mais – disse Arthur Chioro, ministro da Saúde.

Segundo Chioro, 1,2 milhão de doses já foram distribuídas a Estados e municípios, e a previsão é que os locais que ainda não estejam efetuando a imunização comecem na sequência, segundo acordo realizado com as próprias secretarias. No Rio Grande do Sul, informou o Ministério, a vacina já está disponível na rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário