sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ANVISA INVESTIGA CAUSA DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS EM ERVA-MATE

                                   Foto: Adriana Franciosi

 Os gaúchos ficaram preocupados com as notícias dos últimos dias sobre a presença de metais pesados na erva-mate. Uma análise de amostras do produto de 27 empresas apontou que 5,5% delas apresentaram níveis de chumbo e cádmio acima do permitido pela legislação do Mercosul. As cidades de origem e as marcas sob investigação não foram divulgadas. 

A Secretaria Estadual de Agricultura garante que, por enquanto, não há motivos para preocupação no consumo do produto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai investigar a origem desta contaminação. O Ministério Público Estadual também instaurou um inquérito para apurar
o caso.

A denúncia inicial partiu do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, que teria detectado estas substâncias no produto em uma quantidade acima dos padrões uruguaios em erva brasileira importada. O material começou a ser testado após o Uruguai barrar uma carga brasileira do produto. Mas o Instituto Brasileiro do Mate tranquiliza os mateadores. Isso porque a análise feita pela infusão e não nas folhas encontrou índices próximos de zero, segundo o presidente da entidade.

a Anvisa está tentando descobrir a causa da contaminação. Alguma das hipóteses levantadas foram chuva ácida, poluição ambiental e plantação perto de rodovias. Quatro empresas foram notificadas, mas o nome delas não será divulgado, segundo o sindicato da indústria, pois não há fraude e sim uma contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário