quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PREFEITURAS DO VALE DO JAGUARI SE UNEM PARA GARANTIR O ACESSO A BR-287

     Prefeitos definiram ações para garantir acesso provisório após interdição de ponte na BR-287
Os Prefeitos Vale do Jaguari estiveram reunidos na tarde de ontem, na prefeitura de São Vicente do Sul, para tratar sobre desvio da BR-287, em virtude do comprometimento da ponte localizada sobre a Várzea do Rio Toropi. Num primeiro momento, resolveram solicitar ao comando da Brigada Militar (5º Regimento de Polícia Montada, com sede em Santiago), atenção especial de patrulhamento, principalmente no período noturno, junto à propriedade de Fernando Palharini, no município de Mata, por onde está sendo desviado o trânsito durante o período que durar as obras de um acesso lateral à ponte avariada. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começou ontem a construção de um desvio ao lado da ponte, com pedras. A obra emergencial deve durar três semanas.
O prefeito de Santiago, Julio Ruivo (PP), e também presidente da Associação dos Municípios da Região Centro, destacou que os prefeitos elaboraram documento ao Dnit para que faça uma avaliação das demais pontes e a real situação de cada uma, garantindo com isso um trabalho preventivo em relação a outras ocorrências que possam surgir com o passar do tempo. Também ficou decidido esforço conjunto das prefeituras do Vale do Jaguari para melhorar as condições do desvio por estrada de terra, incluindo a construção de bueiros, garantindo com isso recursos públicos, já que o contorno por Cacequi é considerado de longa distância para qualquer município localizado no Vale do Jaguari. O prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahin, está solicitando autorização dos proprietários por onde passa o desvio para que as prefeituras possam colocar cascalho na estrada e promover as melhorias necessárias para a trafegabilidade.
Mutirão – A prefeitura de São Vicente do Sul vai participar com tubos e mão de obra. Mata, Cacequi, Jaguari, Unistalda e Nova Esperança do Sul fornecerão caçambas. Já Capão do Cipó doará tubos para os bueiros e a prefeitura de Santiago, uma retroescavadeira hidráulica para carregar cascalhos nos caminhões que irão trabalhar na estrada. Os serviços iniciam já nesta semana, conforme as condições favoráveis do tempo.
Para quem se dirige de Santiago a Santa Maria, a rota alternativa de menor quilometragem (cerca de oito quilômetros de estrada de chão) é o desvio próximo da entrada para o município de Mata, ou via balsa, entrando pela cidade de Mata (aproximadamente 20 quilômetros de chão) até o rio. Por asfalto, a viagem entre Santiago e Santa Maria deve ser feita via Cacequi, acrescendo 115 quilômetros, totalizando 267 quilômetros entre os dois municípios.

Sete meses – Ontem, o Dnit informou que a construção de uma nova ponte poderá levar até sete meses. A data de início da obra não está definida. A estrutura da BR-287, entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul, cedeu cerca de um metro e precisará ser demolida. A rodovia tem tráfego diário de 5 mil veículos
Jones Diniz

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