quarta-feira, 8 de abril de 2015

Inflação chega a 8,13% em 12 meses, maior alta em 11 anos

Aumento do custo da energia elétrica teve impacto na inflação



A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,32% março deste ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice chegou a 8,13%, maior alta em 11 anos.



Já na comparação da taxa com o mês de março dos anos anteriores, o índice é o maior nos últimos 20 anos. O setor que teve maior impacto no aumento da inflação foi a energia elétrica, que teve alta de 22,08% em março. 



O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o IPCA acumula taxas de 3,83%.

O IPCA, criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final, reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Distrito Federal e Goiânia. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário