quinta-feira, 9 de julho de 2015

Fertilização in vitro autorizada pela Justiça pode salvar menina na Serra


Uma menina de oito anos com uma doença grave tem as esperanças de vida renovadas graças a uma decisão incomum da Justiça. O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) concedeu aos pais dela o direito de realizar fertilização in vitro com embriões selecionados, custeada pela rede pública de saúde. Com a concepção sadia do embrião, o irmão poderá ser compatível e doar medula para salvar a vida de Ana Júlia Donin. A garota está na fila de espera por doador há pelo menos três anos. A família vive em Vista Alegre do Prata.

Conforme a decisão, o Estado do Rio Grande do Sul e o município de Vista Alegre do Prata têm 15 dias a contar da data da notificação judicial para realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou hospital conveniado, sob pena de ter o valor bloqueado. O custo do procedimento é de R$ 33.510,00.

A doença, conhecida como conhecida como Beta Talassemia Major, foi descoberta quando a garotinha tinha apenas nove meses. Conforme informações disponíveis no site do TJ, a enfermidade pode matar em até três anos pacientes sem cuidados. Em casos como o da menina, a expectativa de vida pode ser elevada até os 10 anos, com transfusões de sangue regulares. Depois dessa idade, o transplante (de células tronco hematopoéticas) passa a ser a única esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário