quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RS tem seis cidades com maior participação do PIB no Brasil



O Rio Grande do Sul tem seis municípios no ranking das cem cidades com maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil. Porto Alegre foi a melhor colocada, na sétima posição, seguida por Caxias do Sul (35º), Canoas (38º), Rio Grande (75º), Gravataí (88º) e Passo Fundo (98º). A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com órgãos estaduais e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Segundo a gerente da pesquisa do IBGE, Sheila Zani, a influência destas seis cidades é direta na avaliação do PIB no Estado. “Quanto mais cidade com PIB alto, mais economia o estado está gerando”, disse Sheila.
 Triunfo, no entanto, que ficou em quarto lugar na lista dos maiores PIBs per capita, com R$ 230.483,69, demonstra que o Estado ainda tem uma distribuição desequilibrada da renda. “Se tudo fosse bem dividido no Rio Grande do Sul, estaria equilibrado. O média do PIB brasileiro é R$ 22.291. Se fosse equilibrado, o índice do Estado estaria perto desta média”, esclarece a pesquisadora. 


De acordo com o IBGE, 30% dos municípios do Rio Grande do Sul apresentam PIBs per capita superiores ao nacional. O Estado tem 496 cidades e está em terceiro lugar no ranking dos Estados com mais municípios, de acordo com as unidades da Federação em 2012. Em primeiro lugar ficou Minas Gerais, com 853 cidades, e São Paulo, com 645. No total, o Brasil tem 5.565 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário